UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 25 de Abril de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: SACHA JAMILLE DE OLIVEIRA
21/08/2016 07:55

DISCENTE: SACHA JAMILLE DE OLIVEIRA
DATA: 05/09/2016
LOCAL: Sala RUTE
TÍTULO: CONSTRUÇÃO DE SUBCONJUNTO TERMINOLÓGICO DA CIPE® PARA PACIENTES COM LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO
PALAVRAS-CHAVES: Lúpus Eritematoso Sistêmico; Processos de Enfermagem; Terminologia.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
SUBÁREA: Enfermagem Médico-Cirúrgica

Trata-se de um estudo metodológico com abordagem quantitativa que tem como objetivo construir subconjunto terminológico da CIPE® para pacientes com Lúpus Eritematoso Sistêmico em seguimento ambulatorial no Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe. Para fundamentar o estudo será utilizado como referencial teórico a Teoria das Necessidades Humanas Básicas. Uma das amostras será do tipo não probabilística por conveniência constituída por pacientes com diagnóstico de LES em seguimento ambulatorial no Hospital da Universidade Federal de Sergipe e as demais amostras constituídas por cinco e sete juízes. Para a coleta de dados serão utilizados dois formulários contendo questões sobre dados sociodemográficos, dados clínicos, hábitos e estilo de vida, além de questões relacionadas as necessidades humanas básicas. O estudo será realizado por meio das seguintes etapas: aplicação dos formulários, extração de termos e conceitos dos formulários relevantes para a prática de enfermagem relacionada aos pacientes com LES, validação dos termos, mapeamento cruzado dos termos validados com os termos do Modelo de Sete Eixos da CIPE® 2015, elaboração e validação das afirmativas de diagnósticos/resultados e intervenções de enfermagem para pacientes com LES, classificação das afirmativas de acordo com a Teoria das Necessidades Humanas Básicas e elaboração do subconjunto terminológico da CIPE® para pacientes com LES. Para caracterização sociodemográfica os dados serão armazenados no programa Excel for Windows 2010 e realizada estatística descritiva, a seguir apresentados por meio de tabelas. Será criada uma planilha com os termos considerados relevantes para a clientela, os quais serão analisados por meio do programa SPSS versão 20.0 considerando que para confirmação e relevância dos termos seja obtido um Índice de Concordância (IC) maior ou igual a 0,8. Para a realização dos cruzamentos dos termos e das afirmativas, respectivamente, será utilizado o programa Access for Windows. Para efeito de análise das afirmativas será utilizado o Índice de Validade de Conteúdo (IVC) por meio da escala tipo Likert com pontuação de um a quatro. Neste caso, o critério para validação das afirmativas será a obtenção de valor do IVC ≥ 0,8. O escore do IVC será calculado por meio das somas das respostas para cada item dividida pela soma total das respostas aos itens. A pesquisa envolve riscos mínimos para os sujeitos participantes, relativos a dados pessoais, no entanto a garantia do sigilo e do anonimato e a posse exclusiva das informações pela pesquisadora responsável pelo estudo anulam a possibilidades desses riscos, conforme assegura a Resolução 466/2012. Acredita-se que os resultados do estudo trará como benefício a criação de um instrumento que possibilite a sistematização da assistência de enfermagem a pacientes com LES em seguimento ambulatorial.

Presidente - 6426549 - ANA CRISTINA FREIRE ABUD
Externo ao Programa - 2312809 - ANA DORCAS DE MELO INAGAKI
Externo à Instituição - TELMA RIBEIRO GARCÍA

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e