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Banca de DEFESA: VALDEMIR DOS SANTOS
15/08/2016 10:39


Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VALDEMIR DOS SANTOS
DATA: 31/08/2016
HORA: 08:00
LOCAL: SALA DE AULA PROF. JOSE ALEXANDRE FELIZOLA DINIZ
TÍTULO: DA ORGANIZAÇÃO À CRISE DO SISTEMA INTEGRADO DO TRANSPORTE COLETIVO NA GRANDE ARACAJU (1985 A 2015)
PALAVRAS-CHAVES: organização, transporte e crise.
PÁGINAS: 120
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Geografia
RESUMO:

O espaço urbano das grandes metrópoles mundiais cada vez mais enfrenta
dificuldades na forma de uso da mobilidade urbana e o transporte público coletivo ainda
é o melhor modal a ser usado para essa finalidade. No Brasil não poderia ser diferente, o
transporte público coletivo de passageiros é o grande responsável pela mobilidade da
massa populacional de grandes e médios centros urbanos e o responsável pela formação
da rede urbana a partir de seus traçados formados por ruas, avenidas, pontos de paradas
e terminais de embarques e desembarques ligando os mais diversos pontos da(s)
cidade(s). Porém, ao longo dos anos percebe-se que essa modalidade de transporte
organizado para promover não só a mobilidade urbana, mas também o desenvolvimento
dessas cidades vêm enfrentando uma grave crise estrutural, a qual reflete tanto em seus
usuários quanto no uso do espaço urbano. Os municípios de Aracaju, Nossa Senhora do
Socorro, São Cristóvão e mais recentemente, Barra dos Coqueiros, portanto, a região
metropolitana de Aracaju com uma área total de 865,813 km² chamaram a atenção com
seu sistema de integrado de transporte público coletivo de passageiros por ônibus, tanto
pelos objetivos reais de sua criação quanto por sua crise estrutural, mas também por sua
ilegalidade funcional. Esta pesquisa se justifica pela observância desses elementos
assim como pela experiência de pesquisador do transporte público de passageiros dessa
região metropolitana. Ademais, como continuidade do trabalho monográfico
desenvolvido na graduação. O método de análise baseou-se na abordagem sistêmica
enquanto que os procedimentos metodológicos basearam-se na elaboração de cartas
temáticas, levantamentos bibliográficos e documentais, trabalho de campo, análise e
tabulação dos dados coletados durante a pesquisa e redação final da pesquisa.
Objetivou-se analisar o surgimento do sistema integrado de transporte público coletivo
de passageiros por ônibus dentro das limitações estabelecidas pela escala espacial;
avaliar as políticas públicas implantadas no sistema integrado ao longo dos 30 anos;
identificar os elementos causadores da crise do sistema integrado e suas consequências
no cotidiano dos seus usuários; avaliar o impacto da crise da mobilidade da população
que depende do sistema integrado de transporte coletivo da Grande Aracaju; verificar a
relação entre a urbanização e a oferta do transporte público na região da Grande Aracaju
sob a luz do plano de mobilidade urbana dos municípios envolvidos e; analisar sob o
ponto de vista da geografia regional as potencialidades e perspectivas de implantação de
um plano de mobilidade metropolitano. Este trabalho poderá contribuir para os gestores
públicos e privados (empresários do setor) na identificação dos nós que dificultam o
bom andamento do sistema e assim desenvolver políticas públicas e privadas para sua
melhoria, assim como na identificação da complexidade da mobilidade urbana dessa
região para melhor empreender políticas corretivas melhorando a mobilidade da
população.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - DIANA MENDONÇA DE CARVALHO
Presidente - 1001489 - JOSE ELOIZIO DA COSTA
Interno - 3299294 - JOSEFA DE LISBOA SANTOS

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