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Banca de QUALIFICAÇÃO: THALES BRANDÃO FERREIRA
11/08/2016 10:57


Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THALES BRANDÃO FERREIRA
DATA: 29/08/2016
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de reunião DCOS
TÍTULO: COMUNICAÇÃO E MARKETING: Um estudo das interações comunicacionais entre feirantes e fregueses na feira livre de Paripiranga/BA.
PALAVRAS-CHAVES: feiras livres. interações comunicacionais. comunicação popular. marketing.
PÁGINAS: 126
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
RESUMO:

Apesar da modernização do varejo e crescimento urbano, as feiras livres continuam sendo um espaço de sociabilidade em uma dinâmica econômica, social e cultural. O problema central de pesquisa é entender se as interações comunicacionais adotadas pelos feirantes de FLV (frutas, legumes e verduras) tem influenciado a percepção dos fregueses sob o composto mercadológico, na feira livre de Paripiranga-BA. A feira da cidade acontece nas terças e sextas-feiras e a configuração desse trabalho limita-se a pesquisar os feirantes e fregueses que circulam no comércio no início da semana, ou seja, nas terças-feiras. A hipótese fundamental do trabalho, orientadas aos feirantes que comercializam frutas, legumes e verduras é devido a preferência dos fregu eses por feiras livres, terem a crença de que os alimentos ali comercializados são sempre frescos e de qualidade superior, além de negociáveis. Esse espaço do comércio é geralmente o coração da feira, local de maior fluxo de fregueses e com um elevado grau comunicacional. A justificativa para estudar esse comércio ao ar livre, provém da sua representatividade histórica por meio de elementos simbólicos que traduzem a memória e valorização cultural da região, destacando também a movimentação comercial, pois a cidade fica localizada na divisa entre Sergipe e Bahia, reunindo assim um grande número de feirantes das regiões circunvizinhas dos dois Estados. O objetivo principal da pesquisa é avaliar as interações comunicacionais dos feirantes FLV (frutas, legumes e verduras), no ponto de vend a, a partir da percepção dos fregueses diante do composto mercadológico, na feira livre da cidade de Paripiranga-BA. Para esse recorte será adotado referencial teórico da administração mercadológica (evolução e conceito do marketing, composto de marketing, commodities, negócio familiar) e comunicação (questões de interações comunicacionais: popular, verbal e não verbal). Em termos metodológicos, foram realizadas as técnicas de observação participante e entrevistas. Trata-se de um estudo etnográfico sobre as práticas comunicacionais dos 8 (oito) feirantes e com olhar da antropologia (sociabilidade, fotografias e anotações em diários de campo). Os resultados obtidos preliminarmente por meio de observação, diálogo com os feirantes e registros de imagens revelam que a comun icação verbal através da oralidade se torna mais evidente no processo de negociação, modificando a maneira de se comunicar, se organizar e vender, pelo fato de os produtos comercializados no segmento de FLV (frutas, legumes e verduras) não serem frescos devido ao deslocamento dos feirantes para outras feiras.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1045250 - CARLOS EDUARDO FRANCISCATO
Externo à Instituição - JANE MARQUES
Presidente - 2585007 - MATHEUS PEREIRA MATTOS FELIZOLA

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