Banca de QUALIFICAÇÃO: SHIRLEYDE DIAS DO NASCIMENTO
10/08/2016 10:27
RESUMO
O presente trabalho tem por objetivo analisar como se constitui a integração curricular e a aprendizagem matemática no âmbito dessa proposta. Para isso, o foco desta pesquisa se dará a partir do Curso Técnico de Eletrotécnica Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe – IFS/Campus Aracaju. A organização do Currículo Integrado se dá a partir do Decreto nº 5.154/2004. Nele, consolidou-se o compromisso na oferta de uma modalidade de ensino que integra o ensino médio e a educação profissional técnica de nível médio. Para que o objetivo central desta pesquisa seja alcançado, precisamos desdobrá-lo em objetivos específicos, ou seja: Avaliar a concepção de Currículo Integrado por parte dos docentes e discentes; Conhecer como se organiza o Currículo Integrado no campus Aracaju, examinando se o Projeto Pedagógico do Curso orienta no sentido da integração entre as diversas áreas do conhecimento e analisando se existe um planejamento direcionado para a efetivação dos pressupostos da integração; Identificar como os conteúdos matemáticos estão contemplados no Currículo Integrado; Identificar qual o sentido da aprendizagem matemática atribuído pelos discentes para a formação técnica de nível médio integrado ao ensino médio. Trata-se de uma pesquisa de campo de cunho qualitativo, que utiliza como instrumento de coleta e fonte de informação de dados: a pesquisa bibliográfica e a documental, apoiadas por entrevista semiestruturada aplicada aos docentes do curso de nível técnico integrado ao ensino médio em Eletrotécnica e aplicação da técnica do grupo focal com os discentes do último ano do referido curso.
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