UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 23 de Outubro de 2020


Notícias

Banca de DEFESA: IGOR PETERSON OLIVEIRA SANTOS
08/08/2016 11:40


Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IGOR PETERSON OLIVEIRA SANTOS
DATA: 30/08/2016
HORA: 17:00
LOCAL: SALA DE SEMINÁRIOS DO DCOMP
TÍTULO: UM FRAMEWORK DE TESTES UNITÁRIOS PARA PROCEDIMENTOS DE CARGA EM AMBIENTES DE BUSINESS INTELLIGENCE
PALAVRAS-CHAVES: Business Intelligence; Data Warehouse; Testes de Software; Data Analytics; Engenharia de Software Experimental.
PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Metodologia e Técnicas da Computação
ESPECIALIDADE: Banco de Dados
RESUMO:

A qualidade de um produto de software está diretamente relacionada com os testes empregados durante o seu desenvolvimento. Embora os processos de testes para softwares aplicativos e sistemas transacionais já apresentem um alto grau de maturidade, estes devem ser investigados para os processos de testes em um ambiente de Business Intelligence (BI) e Data Analytics. As diferenças deste ambiente em relação aos demais tipos de sistemas fazem com que os processos e ferramentas de testes existentes precisem ser ajustados a uma nova realidade. Neste contexto, grande parte das aplicações de Business Intelligence (BI) efetivas depende de um Data Warehouse (DW), um repositório histórico de dados projetado para dar suporte a processos de tomada de decisão. Sãos as cargas de dados para o DW que merecem atenção especial relativa aos testes, por englobar procedimentos críticos em relação à qualidade. Este trabalho propõe uma abordagem de testes, baseada em um framework de testes unitários, para procedimentos de carga em um ambiente de BI e Data Analytics. O framework proposto, com base em metadados sobre as rotinas de povoamento, realiza a execução automática de casos de testes, por meio da geração de estados iniciais e a análise dos estados finais, bem como seleciona os casos de testes a serem aplicados. O objetivo é melhorar a qualidade dos procedimentos de carga de dados e reduzir o tempo empregado no processo de testes. A avaliação experimental foi realizada através de dois experimentos controlados executados na indústria. O primeiro avaliou a utilização de casos de testes para as rotinas de povoamento, comparando a efetividade do framework com uma abordagem manual. O segundo experimento efetuou uma comparação com um framework genérico e similar do mercado. Os resultados indicaram que o framework pode contribuir para o aumento da produtividade e redução dos erros de codificação durante a fase de testes em ambientes de suporte à decisão.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2227110 - METHANIAS COLACO RODRIGUES JUNIOR
Interno - 1335451 - ALBERTO COSTA NETO
Externo à Instituição - PAULO CAETANO DA SILVA

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2020 - UFRN v3.5.16 -r12712-85cc87cea5