UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 21 de Outubro de 2020


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Banca de QUALIFICAÇÃO: EDSON RAMOS DE OLIVEIRA COSTA
29/07/2016 18:49


Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDSON RAMOS DE OLIVEIRA COSTA
DATA: 15/08/2016
HORA: 15:00
LOCAL: OBSCOM
TÍTULO: O que é música gospel? A análise da formação de uma nova categoria de produtos culturais no Brasil.
PALAVRAS-CHAVES: música gospel; Comunicação; Economia Política; Indústria Cultural; mediação.
PÁGINAS: 85
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
RESUMO:
A pesquisa tem como problema central entender o que caracteriza e como funciona no Brasil o mercado de produtos culturais evangélicos, comumente chamada gospel. O campo recortado é o mercado brasileiro de música gravada, e o objeto específico de análise é o trabalho dos artistas. Dois artistas foram selecionados para realizar a análise empírica: a cantora Damares, líder geral do mercado gospel brasileiro, e o cantor Leonardo Gonçalves, pioneiro na liderança de vendas no iTunes no Brasil. A justificativa para a escolha é o fato de serem dois artistas líderes de mercado, com gêneros musicais diferentes, que professam tradições evangélicas diferentes, mas que tendem a ser classificados dentro da mesma categoria: gospel. O referencial teórico adotado é o da Economia Política da Comunicação, por meio de dois conceitos centrais: Indústria Cultural e mediação. O método adotado é o materialismo histórico/dialético, por meio do qual se pretende pensar o mercado gospel como um fenômeno complexo, formado pela relação entre as macroestruturas sociais e econômicas e pelas características históricas e culturais dos evangélicos brasileiros. A hipótese de partida é que a música evangélica se permite ser comercializada e classificada sob um selo que a discrimina da música popular brasileira, e que isso tem relação com aspectos da cultura evangélica; ao mesmo tempo, essas negociações entre culturas não afetam a dinâmica de mediações sociais, cumprida pela Indústria Cultural em nível macro, permitindo que a música gospel assuma o papel de mais uma categoria de produtos culturais. Após esta primeira etapa estritamente teórica, a hipótese de partida se mantém.

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2212799 - VERLANE ARAGAO SANTOS
Interno - 426453 - CESAR RICARDO SIQUEIRA BOLANO
Externo à Instituição - LEONARDO GABRIEL DE MARCHI

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