UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

Banca de DEFESA: JOSIMAR DE SOUZA LIMA
27/07/2016 12:15

DISCENTE: JOSIMAR DE SOUZA LIMA
DATA: 25/08/2016
LOCAL: Sala de seminários do DCOMP
TÍTULO: Uma Arquitetura de Software para Implementação de um EHR utilizando SOA considerando a Interoperabilidade entre Sistemas Legados
PALAVRAS-CHAVES: Sistemas de Informação em Saúde, Service Oriented Architecture, Arquitetura de Software, Prontuário Eletrônico de Paciente
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Metodologia e Técnicas da Computação
ESPECIALIDADE: Engenharia de Software

No mundo atual, sistemas de informação são cada vez mais necessários para que organizaçõescontinuem prestando seus serviços com qualidade. Estes sistemas têm se tornado cada vez maisheterogêneos e complexos. Funcionar de maneira integrada com outros sistemas passou a ser prérequisitona maioria dos casos. Desenvolver aplicações do zero nem sempre é possível devido aexistência de sistemas legados com dados armazenados que precisam ser mantidos. Essa situaçãose agrava quando se trata de sistemas de informação em saúde pois existem legislações específicasque exigem que os dados sejam mantidos por décadas. Um sistema de saúde bem conhecido éo sistema EHR. O EHR é o registro eletrônico do paciente composto por informações vindasde diversos sistemas. Estes sistemas muitas vezes são desenvolvidos por empresas diferentese utilizam tecnologias diferentes. Com isso em mente o paradigma SOA se torna bastante útil,visto que é uma solução capaz de integrar estruturas heterogêneas utilizando padrões específicoscomo por exemplo web services. No entanto projetar sistemas baseados em SOA não é umatarefa trivial. Uma arquitetura bem definida é crucial para o sucesso de aplicações que baseadasno paradigma SOA. Por essa razão, este trabalho teve como objetivo apresentar uma arquiteturade software para desenvolvimento de aplicações na área de saúde baseada em SOA considerandoa interoperabilidade entre sistemas legados, bem como reunir informações cientificas sobre comomodelar e desenvolver aplicações baseadas em SOA. Para tanto, um conjunto de métodos depesquisas foram aplicados. Inicialmente foi realizada uma revisão da literatura com o intuitode encontrar trabalhos relevantes que pudessem auxiliar no desenvolvimento de aplicações naárea de saúde. Esta revisão foi delimitada a estudos relacionados aos sistemas EHR. A revisãodestes estudos visou primeiramente construir uma base de conhecimento a respeito de problemas,dificuldade e desafios em relação a implementação de sistemas EHR. A análise da literaturamostrou existia uma deficiência justamente na definição de uma arquitetura de implementação.Assim foi definida uma arquitetura de implementação e está foi utilizada em um estudo decaso com o objetivo de testar a aplicabilidade da mesma. O objeto deste estudo foi o HospitalUniversitário da Universidade Federal de Sergipe. Foi desenvolvido um protótipo de sistema EHR.A arquitetura proposta neste trabalho foi de fundamental importância para o desenvolvimentodo protótipo de sistema EHR. A arquitetura proposta definiu um ambiente arquitetural quepermitiu os sistemas legados se comunicassem com o EHR de maneira satisfatória. Entre aslimitações do estudo de caso, destaca-se a impossibilidade de utilizar sistemas reais para arealização dos testes da arquitetura. Foram criadas aplicações que simularam os sistemas reais.No entanto estas simulações não interferiram no resultado do estudo. Enfim, por meio do estudorealizado constatou-se que o uso da arquitetura proposta contribuiu de maneira satisfatória parao desenvolvimento do protótipo de sistema EHR.

Presidente - 1780222 - MICHEL DOS SANTOS SOARES
Interno - 2685432 - ADICINEIA APARECIDA DE OLIVEIRA
Interno - 1335451 - ALBERTO COSTA NETO
Externo à Instituição - GLAUCO DE FIGUEIREDO CARNEIRO