UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

Banca de DEFESA: MARCOS EMANOEL RODRIGUES LINO
25/07/2016 08:57

DISCENTE: MARCOS EMANOEL RODRIGUES LINO
DATA: 09/08/2016
LOCAL: Miniauditório do Campus Prof. Alberto Carvalho
TÍTULO: NOTÍCIA AUDIOVISUAL COMO RECURSO PARA A PRODUÇÃO DE TEXTOS ORAIS
PALAVRAS-CHAVES: Notícia audiovisual. Ensino de língua. Letramento
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa

A dissertação “Notícia audiovisual como prática de letramento no ensino de língua” trata de uma proposta de ensino de língua que visa romper com as metodologias tradicionais, por vezes, pouco motivadoras, repletas de preceitos gramaticais que não otimizam as práticas de leitura voltadas para o letramento e cidadania. Neste sentido, descrevemos o estudo e a elaboração de notícias audiovisuais, através dos aparelhos celulares dos alunos do 9º ano de uma escola pública, nas aulas de Língua Portuguesa, no município de Poço Verde/SE. Acreditamos que escrever e oralizar notícias do contexto imediato dos autores no contexto de sala de aula constituem-se práticas e eventos de letramentos promissores. Os pressupostos teórico-metodológicos norteadores da pesquisa firmam-se nos estudos sobre os gêneros textuais orais, escritos e audiovisuais e sobre práticas sociais do uso da leitura e da escrita (letramentos). Para atingirmos os propósitos da pesquisa, foram elaboradas oficinas em quatro etapas de evolução: na primeira, abordamos os pressupostos da estrutura da notícia audiovisual enquanto gênero textual/discursivo. Na segunda etapa, o estudo prático sobre notícias pesquisadas pelos próprios alunos; na terceira, a elaboração escrita e audiovisual de notícias da cidade, elaborada por grupo de alunos, bem como a discussão de temas polêmicos nelas implicados. E, por fim, na quarta etapa, novas análises de notícias pesquisadas pelos alunos e de notícias por eles elaboradas, atendendo a todos os pressupostos estudados. Os resultados evidenciam que a estratégia se mostrou inovadora, especialmente, por tornar útil o uso de recursos tecnológicos que fazem parte da rotina dos alunos, como os aparelhos celulares, além da aquisição de conhecimento e sugestão de nova abordagem de se trabalharem as produções textuais que fogem às redações tradicionais, tão comuns em sala de aula. Acreditamos, assim, que essa experiência somará aos demais saberes e práticas docentes no ensino de Língua Portuguesa.

Externo à Instituição - DIANA LIZ REIS DE BITTENCOURT
Interno - 2865742 - MARCIA REGINA CURADO PEREIRA MARIANO
Presidente - 2766893 - MARILEIA SILVA DOS REIS

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf