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Banca de QUALIFICAÇÃO: GIANE FLORENTINO RODRIGUES DE BRITO
18/07/2016 14:51


Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GIANE FLORENTINO RODRIGUES DE BRITO
DATA: 04/08/2016
HORA: 15:00
LOCAL: PRODEMA
TÍTULO: ROYALTIES DO PETRÓLEO E EDUCAÇÃO: SAGA DE SER E PODER
PALAVRAS-CHAVES: Poder, Royalties do Petróleo, Reversão Compensatória
PÁGINAS: 114
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:

A previsibilidade de finitude na produção de petróleo, alavanca estudos e discussões no Brasil e no mundo, acerca dos impactos positivos e negativos advindos da sua extração, ao mesmo tempo em que, lança luz nos debates acerca da distribuição e partilha dos royalties do petróleo aos estados e municípios produtores, afetados, confrontantes ou não afetados pela extração do referido hidrocarboneto. Partindo, pois do pressuposto de esgotamento na produção do mineral, espera-se que com sua finitude não restem apenas impactos negativos, mas sim estratégias, planos e ações que visem ao desenvolvimento ambiental e às melhorias na qualidade de vida das comunidades. Neste sentido, esta tese objetiva apresentar as possibilidades de fomento dos royalties do petróleo em ações, programas e ou políticas públicas que concorram para desvelar o poder do professor. A injeção destes recursos na área educacional é vital para o desenvolvimento de estratégias que garantam o cumprimento das metas estabelecidas em Planos Municipais e Estaduais que visem melhorias na educação formal. Neste sentido, a educação ambiental (EA), como um dos aspectos do processo educacional, é capaz de impulsionar o ambiente para o desenvolvimento de suas potencialidades por meio de ações práticas aplicáveis e sustentáveis que minimizem os efeitos danosos da atuação humana na natureza, valendo-se também da ação frutífera do professor, que empoderado consciente e eficazmente, favorece o desenvolvimento das comunidades onde atua. Para isto, esta pesquisa utilizar-se-á da revisão bibliográfica e coleta de dados para analisar as leis dos royalties do petróleo e suas articulações com o Plano Nacional de Educação e, assim, apresentar algumas políticas públicas para formação inicial e continuada dos professores, bem como caracterizar os elementos que fundamentam o círculo virtuoso da boa formação profissional, com o fito de possibilitar a sustentabilidade dos recursos dos royalties do petróleo e conferir às futuras gerações um legado socioambiental decorrente do hidrocarboneto com finitude previsível. Nesse contexto, foram elaborados três indicadores de empoderamento docente, que possibilitam aos gestores públicos, direcionar recursos econômicos para áreas específicas na formação continuada dos professores, mediante aplicação e análise da matriz STARS, aplicada junto aos professores da educação básica no município de Carmópolis-SE, buscando traçar o perfil de empoderamento destes professores, nas redes públicas de ensino. Espera-se, portanto, apontar um indicador efetivo, capaz de fomentar uma formação técnico-pedagógica que nos permita ratificar que o professor tem poder de alavancar o processo formativo da EA em âmbito educacional formal, de maneira que os conhecimentos construídos extrapolem os muros escolares e atinjam as comunidades onde atuam, pela utilização consciente da reversão compensatória.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3185055 - GICÉLIA MENDES DA SILVA
Externo à Instituição - IVANA SILVA SOBRAL
Interno - 2222763 - MARIA JOSE NASCIMENTO SOARES
Interno - 279481 - ROSEMERI MELO E SOUZA

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