UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 25 de Abril de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: CLAUDIA FERNANDA TEIXEIRA DE MELO
18/07/2016 09:37

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLAUDIA FERNANDA TEIXEIRA DE MELO
DATA: 10/08/2016
LOCAL: prodema
TÍTULO: MEMÓRIAS E SENTIDOS DE NATUREZA EM COMUNIDADES RURAIS
PALAVRAS-CHAVES: processos educativos. homem-natureza; comunidade rurais
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

Ao longo da história inúmeras mudanças ocorreram em relação ao conceito da natureza, os quais foram inseridos em debates filosóficos, educacionais e ambientais, os quais se evoluem variavelmente no modo de produção, nos traços culturais, na tecnologia, nos processos educativos e na construção do conhecimento. Ao relacionar o homem e a natureza alguns conceitos equivalentes se apresentam, dentre eles, apontam-se as analogias existentes entre a história da humanidade; as memórias de um lugar e seus aspectos culturais. Assim, determinados processos educativos ocorridos nas instituições como: escola, igreja, associações, conselhos municipais, lideranças políticas e representações sociais que se articulam e conectam na construção de uma valoração sobre o sentido de natureza, os quais são herdados mediante o desenvolvimento cultural e do conhecimento sobre a natureza uma vez que demonstra como os processos educativos em comunidades rurais podem proporcionar aos seus sujeitos: vivência, apropriação, pertencimento e uma produção autônoma de saberes, sob uma visão holística acerca de suas identidades e de seus territórios culturais. Com base nesses pressupostos, destacam-se as seguintes questões: Como as comunidades rurais estão conservando as memórias culturais de seu território? Quais sentidos de natureza podem elevar o processo de conservação de um lugar, pensando em gerações futuras? Como os processos educativos podem auxiliar na construção dos sentidos atribuídos à natureza em comunidades rurais? Nesse sentido, a presente tese objetiva: analisar os sentidos de natureza atribuídos por comunidades rurais, mediante seus processos educativos. E, destaca como paradigma metodológico da pesquisa: a descrição etnográfica numa abordagem qualitativa, com base na história oral na pesquisa in locus, e como amostra probabilística, partícipes sujeitos da comunidade Quilombola centenária do Agreste Meridional de Pernambuco, denominada “Castainho”. Por conseguinte, a história oral e a memória serão norteadoras do processo de organização dos dados sobre a experiência e a prática cotidiana (atividades plurais e rotineiras) dos sujeitos nessa comunidade rural, em fusão entre passado e presente. Haja vista que, a oralidade pode resgatar informações da própria localidade e dos sujeitos pesquisados, a partir de narrativas sobre o seu lugar social e suas relações com a natureza. Elencando a hipótese de que: as memórias e os sentidos de natureza em comunidades rurais são internalizados pelos sujeitos na conservação do ambiente, a partir de processos educativos. Por fim, almeja-se com a presente pesquisa contribuir com a sistematização dos conhecimentos sobre as memórias e os sentidos de natureza; expandir os estudos acerca dos processos identitários e socioculturais, como ação de conservação do território; cooperar com a efetividade interdisciplinar sobre as comunidades rurais na produção do conhecimento acadêmico; e por fim uma reflexão de pertencimento do homem em relação à natureza mediante processos educativos permanentes.

Presidente - 2222763 - MARIA JOSE NASCIMENTO SOARES
Interno - 1316620 - ALCEU PEDROTTI
Externo ao Programa - 1698693 - EVALDO BECKER
Externo ao Programa - 2177093 - MARIA NEIDE SOBRAL