UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 19 de Abril de 2024

Banca de DEFESA: LUZINEIDE DE JESUS BEZERRA MODESTO
15/07/2016 09:28

DISCENTE: LUZINEIDE DE JESUS BEZERRA MODESTO
DATA: 18/08/2016
LOCAL: Mini auditório CCBS
TÍTULO: Avaliação da qualidade de vida de indivíduos antes e seis meses após inserção em um programa de perda de peso
PALAVRAS-CHAVES: Qualidade de vida, obesidade, redução de peso, promoção de saúde.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
SUBÁREA: Enfermagem Médico-Cirúrgica

INTRODUÇÃO: A obesidade tornou-se uma ameaça crescente para a população mundial e dessa, provém vários problemas de saúde enfrentados pelos indivíduos. Integrante do grupo de doenças crônicas não transmissíveis, sua etiologia envolve aspectos genéticos e ambientais. O excesso de peso e obesidade, além de contribuir para incapacidade funcional reduz a expectativa e a qualidade de vida com consequente aumento da mortalidade. O presente estudo teve como objetivo avaliar a qualidade de vida relacionada à saúde (QVRS) de indivíduos antes e seis meses após inserção em um programa de perda de peso. MÉTODO: Estudo observacional, descritivo, exploratório, prospectivo com abordagem quantitativa realizado no Ambulatório de Especialidades do Hospital da Universidade Federal de Sergipe no período de maio de 2015 a maio de 2016. A amostra foi do tipo não probabilística por conveniência. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de um formulário contendo informações sociodemográficas e clínicas, além dos instrumentos IWQOL-Lite e SF 36, que avaliam a qualidade de vida relacionado a saúde. Os dados foram analisados por meio de estatísticas simples e Testes como Qui-quadrado de Pearson, Exato de Fisher e Wilcoxon, sendo admitida uma significância estatística de 5% (p < 0,05). RESULTADOS: A amostra foi composta por 35 pacientes com idade média de 42 anos. Houve predominância do sexo feminino, a maioria residente em Aracaju, com a cor da pele não branca, renda de até dois salários mínimos, com nível de escolaridade entre um e cinco anos de estudo e sem companheiro fixo. Na avaliação de segmento 77% dos pacientes obtiveram perda de peso não suficiente para modificar o grau de obesidade. No pareamento dos dados sociodemográficos e clínicos, houve mudança significativa relacionada aos níveis pressóricos. No momento pós, houve correlação entre as variáveis, escolaridade, comorbidades e IMC com os domínios aspectos sociais, estado geral de saúde e capacidade funcional, respectivamente. No pareamento do instrumento SF-36 (pré e pós) encontrou-se correlação positiva somente entre as médias do domínio atividade física. Em relação ao instrumento Iwqol-Lite a variável escolaridade se correlacionou positivamente com os domínios função física e vida sexual. A variável comorbidades se correlacionou positiva ou negativamente com quase todos os domínios, a exceção foi dificuldades em locais públicos. O pareamento do Iwqol-Lite (pré-pós) não encontrou nenhuma correlação. Conclusão: Os resultados apontam que a perda de peso obtida pelos pacientes não foi o bastante para mudança de classificação quanto ao grau de obesidade. Contudo, foi suficiente para melhorar alguns domínios tanto na qualidade geral de saúde como na qualidade de vida referente ao peso. Demonstrou que a presença de comorbidades impacta sobremaneira na saúde do paciente. Dessa maneira, necessário se faz a implementação nas políticas públicas de saúde ofertadas à população no sentido de intensificar ações curativas e preventivas na perspectiva da melhoria da qualidade de vida relacionada à redução do peso.

Descritores: qualidade de vida, obesidade, redução de peso, promoção de saúde

Presidente - 6426549 - ANA CRISTINA FREIRE ABUD
Interno - 2356666 - MARIA DO CARMO DE OLIVEIRA RIBEIRO
Externo ao Programa - 2312809 - ANA DORCAS DE MELO INAGAKI