Banca de DEFESA: MARIZA ALVES GUIMARÃES
13/07/2016 16:01
A presente dissertação de mestrado tem como objeto de estudo o currículo – ou os currículos – da disciplina escolar Educação Física e suas mudanças no desenvolvimento histórico do currículo – ou dos currículos – do Colégio de Aplicação (CODAP) da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Trata-se, portanto, de um estudo localizado no campo acadêmico-científico da “história do currículo (escolar)”, orientado pelo paradigma da “Nova História Cultural”. Não obstante, nosso foco stricto senso não se dirige à arena da “história das disciplinas (escolares)”, apesar da reciprocidade e interdependência entre ambas as temáticas. O objetivo geral deste estudo consiste em compreender a configuração curricular da disciplina Educação Física no currículo mais amplo do CODAP-UFS; tendo como marco – recorte – temporal o período de 1959 (ano de fundação do CODAP-UFS) até 1996 (promulgação da LDB). Como objetivos específicos propusemos: a) investigar teoricamente as articulações dos estudos atuais sobre história do currículo segundo o ponto de vista da Nova História Cultural e a noção de Nova História promovida pela Escola dos Annales; b) compreender o currículo escolar sob a ótica da Nova História Cultural; c) analisar os registros documentais em que o lugar ou o papel da Educação Física conste como parte do currículo do CODAP-UFS segundo suas principais características em termos de conteúdos e experiências educacionais; d) problematizar as lacunas documentais acerca dos conteúdos curriculares próprios da Educação Física. Considerando que sobre o tema do currículo inúmeras abordagens podem ser encontradas no horizonte das investigações, a exemplo dos enfoques sociológicos, jurídicos, políticos, econômicos, didáticos, pedagógicos etc., estudar o currículo específico da Educação Física no âmbito da “história do currículo escolar” nos remete a necessárias compreensões e domínios acerca de elementos teóricos e metodológicos que constituem os fundamentos do olhar historiográfico e de suas inclinações para este campo de pesquisa; que é o da Educação, na esteira de seus problemas.
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