Banca de QUALIFICAÇÃO: KELYANE OLIVEIRA DE SOUSA
12/07/2016 13:33
Esse estudo propõe verificar a efetividade de um programa de habilidades sociais na redução do preconceito homofóbico em adolescentes. Para tanto, a pesquisa é composta por dois estudos que utilizou a mesma amostra constituída por 22 adolescentes com idades entre 14 e 17 anos, alunos do ensino fundamental de uma escola pública localizada no município de Aracaju, Sergipe. O primeiro estudo de caráter exploratório, teve como objetivo avaliar os níveis de homofobia e de habilidades sociais dos adolescentes investigados, a fim de construir um parâmetro desses construtos a ser comparado no segundo estudo. Já no segundo estudo, realizou-se o treinamento de habilidades sociais, voltado pra questões acerca da diversidade sexual e, em seguida, os níveis de habilidades sociais e homofobia foram novamente aferidos com a finalidade de serem comparados com os níveis obtidos no Estudo I. No presente relatório será apresentado apenas os resultados do Estudo I. Neste, foram utilizados como instrumentos o Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes (IHSA) e a Escala de Preconceito contra Diversidade Sexual e de Gênero. Os resultados apontam que os jovens têm um baixo desempenho no índice geral das habilidades sociais, assim como nas habilidades específicas relacionadas com a empatia, autocontrole, civilidade, assertividade, abordagem afetiva e desenvoltura social. Com relação ao preconceito contra a diversidade sexual e de gênero, os adolescentes apresentaram um índice moderado, estando próximo a média da população em geral, indicada pela escala. Dessa forma, acredita-se que uma intervenção voltada para tais questões pode ser benéfica para os jovens tanto na aquisição de aprimoramento de habilidades sociais, quanto com relação à convivência com a diversidade sexual e de gênero.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19110-7eaa891a10