UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: JONAS PEDRO FABRIS
11/07/2016 13:40

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JONAS PEDRO FABRIS
DATA: 25/07/2016
LOCAL: Auditório do Departamento de Estatística e Ciências Atuariais - DECAT
TÍTULO: CONEXÕES ENTRE EMPRESAS E UNIVERSIDADES: O MODELO “CEU”
PALAVRAS-CHAVES: Transferência de Tecnologia, Conexões Empresa-Universidade, Motivações, Barreiras e Facilitadores
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

Após a Lei de Inovação 10.974/2004 (Brasil), as universidades foram estimuladas a realizar atividades que visem à promoção do desenvolvimento econômico da região ou do país. A inovação vinda dos estudos acadêmicos é vista como a melhor forma para garantir a continuidade de uma empresa. Mas de modo geral as empresas não se utilizam do conhecimento disponível nas universidades para colocar produtos inovadores no mercado. O gestor de empresa deve estar atento aos novos processos tecnológicos na área em que atua, deve planejar ações no campo da pesquisa científica e tecnológica, como forma de gerar conhecimentos e tecnologias que possam ser incorporadas ao sistema produtivo. Deve conhecer os mecanismos de transferência de tecnologia e os que afetam a difusão do conhecimento. Assim, as pesquisas realizadas em universidades vêm desempenhando um papel importante no âmbito do conhecimento e do desenvolvimento de novas tecnologias aplicadas à indústria. As relações de cooperação entre empresas e universidades dependem da relação entre os envolvidos, dos recursos comprometidos, e essas relações envolvem mecanismos como suporte à pesquisa, pesquisa cooperativa, transferência de conhecimento e transferência de tecnologia. Essas conexões entre empresas e universidades (CEU) seguem um modelo de parceria existente entre organizações de natureza distintas, que podem ter finalidades diferentes, mas colaboram unilateralmente para os mesmos objetivos. Bonaccorsi e Piccaluga (1994) constroem uma taxonomia dos tipos de relação empresa-universidade, cujas variáveis são: organização; preparação e comprometimento de recursos organizacionais em termos de pessoal; equipamento e recursos financeiros entre as duas partes envolvidas na relação. A proposta dessa tese visa responder à seguinte questão de pesquisa: quais as conexões entre as empresas e as universidades e a consciência sobre o futuro? O objetivo principal da tese é construir e validar um modelo para a identificação da motivação e barreiras para a cooperação Universidade-Empresa, baseado no modelo de Bonaccorsi e Piccaluga (1994), procurando-se medir as conexões de cooperação entre empresa-universidade, que chamaremos de Conexões Empresa-Universidade (CEU). A população será formada por pesquisadores da Universidade do Sul da Florida e da Universidade da Geórgia, ambas nos Estados Unidos da América e pesquisadores do Brasil. Para a análise dos dados será utilizado a metodologia de equações estruturais.

Presidente - 285.033.170-87 - MARIA EMILIA CAMARGO
Interno - 116.375.605-91 - ANA ELEONORA ALMEIDA PAIXAO
Interno - 426680 - GABRIEL FRANCISCO DA SILVA
Externo à Instituição - JOSE AUGUSTO ANDRADE FILHO