Banca de DEFESA: LUCAS FERREIRA MELO MACHADO
30/06/2016 15:22
A pavimentação rodoviária se constitui numa importante obra de engenharia, que desempenha papel de destaque no desenvolvimento de um país de dimensões continentais, onde aproximadamente 60% do transporte de cargas é feito usando o modal rodoviário, como é o caso do Brasil. Um pavimento adequadamente executado tem por finalidade precípua prover boas condições de trafegabilidade, além de oferecer conforto e segurança aos seus usuários. Na busca por menores custos de execução, operação e manutenção durante a vida útil das estradas, procura-se utilizar ao máximo na obra materiais locais, tais como solos da região, preferencialmente das jazidas mais próximas, mas, para isso deve-se garantir que os materiais possuem propriedades compatíveis com as solicitações a que serão submetidos. Além disso, precisam ter durabilidade. Em várias regiões do Brasil já há grandes dificuldades em se encontrar solos de qualidade adequada ao uso em camadas de base e subbase de pavimentos, visto que este tipo de construção movimenta grandes quantidades deste recurso natural não renovável. No caminho inverso à falta de material natural e à limitação de extração de solo em novas jazidas, há a disponibilidade de solos tropicais que podem ter suas características melhoradas após passar por um processo de estabilização. Uma das técnicas de melhoramentos de solos existentes é a estabilização química, na qual são utilizados aditivos para interagir com o solo, melhorando suas propriedades, como a melhoria da resistência mecânica e da estabilidade. Entre os aditivos existentes, nos últimos anos tem surgido o interesse pelo uso dos polímeros industriais. Este estudo tem por objetivo avaliar o emprego de um polímero acrílico industrial adicionado a um solo argilo-siltoso, de baixa compressibilidade, CL, segundo o sistema de classificação unificada, ou A-6, de acordo com o sistema HRB, tipicamente encontrado no Estado de Sergipe. Os estudos têm por base ensaios laboratório, tais como caracterização geotécnica, compactação, Índice Suporte Califórnia, Compressão Simples e Módulo de Resiliência. Os resultados obtidos indicaram que o polímero utilizado se constitui num potencial agente na promoção de melhorias na resistência do solo utilizado, aumentando os valores de ISC e diminuindo a deformabilidade sob carregamento repetido.
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