Banca de DEFESA: JÚLIAN KATRIN ALBUQUERQUE DE OLIVEIRA
30/06/2016 08:03
No cenário atual, a busca por melhor qualidade dos processos assistenciais
configura-se como um grande desafio para profissionais e instituições de saúde.
Diversos fatores são capazes de interferir nesta qualidade, dentre eles, o uso excessivo,
insuficiente ou inadequado de serviços, procedimentos e tecnologia em saúde. Os
cateteres venosos centrais - CVC são uma dessas tecnologias e tornou-se quase
indispensável nos serviços de saúde, em especial em Unidades de Terapia Intensiva.
Apesar das inúmeras vantagens advindas da sua implantação, o manejo inadequado
deste dispositivo pode ser responsável por diversas complicações. Para avaliar a
qualidade dos processos assistenciais frente ao manejo do cateter vascular central
devem ser implementadas estratégias de avaliação que visem à identificação das
conformidades desse cuidado. Indicadores são ferramentas que permitem conhecer e
avaliar esta realidade sendo capazes de traduzir a qualidade dos processos assistenciais
oferecidos pelos profissionais de saúde. Desta forma, o objetivo do presente estudo será
avaliar a conformidade da prática assistencial da equipe de enfermagem no processo de
manuseio do cateter vascular central antes e após intervenção educativa. Trata-se de
uma pesquisa ação, com análise pré e pós de uma intervenção educativa sobre as
conformidades das práticas assistenciais relacionadas ao manuseio do cateter vascular
central. Será realizado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Clínica de um Hospital
referência do estado de Sergipe. A casuística corresponderá às oportunidades de
observação da prática assistencial envolvendo o manuseio do cateter vascular central.
Por se tratar de uma amostragem observacional, optou-se pelo cálculo amostral por
eventos. Foi feito um levantamento, no local do estudo, para verificar o número de
procedimentos envolvendo a administração de medicamentos, a troca de equipo e a
troca de curativo realizados pela equipe de enfermagem e assim determinada a amostra
da referida pesquisa. A coleta de dados será desenvolvida em dois momentos
específicos, antes e após a intervenção educativa. A primeira coleta ocorrerá nos meses
de dezembro de 2015 a fevereiro de 2016, já a segunda ocorrerá de maio a julho de
2016, durante os três turnos de trabalho, manhã, tarde e noite. Os dados serão obtidos a
partir da observação direta de procedimentos envolvendo o manuseio do cateter
vascular central. Foram elaborados três instrumentos com base nas recomendações do
Guideline for Prevention of Intravacular cateter-related infections para coleta de dados e
estes serão organizados em planilha eletrônica criada no programa Microsoft Excel® e
analisada quantitativamente em números absolutos e percentuais. Os resultados serão
apresentados em gráficos e tabelas. As conformidades dos indicadores de processo
encontrados antes e após a intervenção educativa serão comparadas por meio de t de
Student para amostras pareadas ou o Wilcoxon Rank Test, onde apropriado. A
conformidade esperada será de 80%, considerada pelo índice de positividade de Carter
como uma assistência segura. Espera-se com este estudo, ampliar as discussões e
reflexões acerca da participação da equipe de enfermagem na qualificação dos
processos assistenciais, bem como elaborar estratégias educativas à equipe no sentido de
elevar os níveis de conformidade relacionados à manutenção do cateter vascular central
garantindo a qualidade do cuidado oferecida ao paciente.
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