Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉ UESELE OLIVEIRA NASCIMENTO
27/06/2016 14:01
A presente pesquisa se propõe a definir como os discursos presentes nas obras de Sílvio Romero e Melo Morais Filho, na segunda metade do século XIX, dialogavam no sentido de definir um “lugar” para a cultura popular nacional, numa confluência de manifestações que iam do campo (espaço rural) à cidade (centro urbano, muitas vezes a própria corte), através de suas narrativas históricas, na recolha e transmissão de cantos (cantigas), contos (causos populares), costumes, tradições, festas profanas e religiosas, devoções, cultos, orações, parlendas, tipos populares e folguedos, traçando um quadro do tecido social do “mágico e fascinante universo popular” erigido pelo signo da mestiçagem do povo brasileiro, buscando nesses nós enredados, encontrar as raízes fossilizadas do imaginário pretérito, em nós e nos outros, imerso na franja das várias estórias contadas e recontadas pelo povo simples, e materializadas no tempo e no mata-borrão de intelectuais da causa.
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