Banca de QUALIFICAÇÃO: YBÍNE DIAS CORREIA
21/06/2016 14:21
O objetivo desta pesquisa é investigar como a noção de corpo desempenha papel fundamental na teoria da expressão de Maurice Merleau-Ponty. Mostraremos como as noções de corpo próprio e percepção são fundamentais para se pensar tanto a “expressão perceptiva” quanto a “expressão artística” ou simbólica, sobretudo na primeira fase de seu pensamento, na medida em que o corpo percebe o mundo de forma espacial e temporal no “logos do mundo estético”. Por meio de análises das filosofias e psicologias clássicas, Merleau-Ponty pretende abordar o fenômeno da percepção, procurando investigar a estrutura da correlação do sujeito (corpo próprio) com o mundo e com os outros, distanciando-se de toda forma clássica (moderna) de atribuição às intelecções pré-concebidas da percepção. Dessa forma, pretendemos apenas nos situar na primeira fase de seu pensamento, especificamente nas obras Fenomenologia da Percepção e O primado da percepção e suas consequências filosóficas. Para dar conta do nosso objetivo, o trabalho está dividido em dois capítulos: no primeiro, intitulado “Percepção e expressão”, descrevemos a estrutura da percepção e sua relação com a noção de expressão, segundo Merleau-Ponty; no segundo capítulo, intitulado “O corpo e a expressão artística”, o objeto principal de análise é o capítulo VI da primeira parte da Fenomenologia da percepção (O Corpo como expressão e a fala). Nesse sentido, o corpo próprio pode ser comparado à obra de arte, sendo, portanto, uma forma de superação das dicotomias clássicas: corpo e alma; sujeito e objeto; consciência e mundo. Veremos que a arte e a linguagem (expressão simbólica) na filosofia de Merleau-Ponty possui uma peculiaridade extremamente singular enquanto expressão de um sujeito que se liga às amarras carnais do mundo.
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