UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 29 de Março de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: CLEIDE ANE BARBOSA DA CRUZ
08/06/2016 09:52

DISCENTE: CLEIDE ANE BARBOSA DA CRUZ
DATA: 21/06/2016
LOCAL: Sala Multiuso do PPGPI
TÍTULO: MAPEAMENTO TECNOLÓGICO SOBRE O USO DA NANOTECNOLOGIA EM DIAGNÓSTICOS E TRATAMENTOS MÉDICOS
PALAVRAS-CHAVES: Nanotecnologia; Patentes; Prospecção Tecnológica.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

A nanotecnologia é uma ciência que envolve a manipulação de átomos e moléculas para realização de processos, construção de coisas e seres vivos. Com o desenvolvimento dos estudos acerca dessa ciência, começou-se a explorar sua utilização nos tratamentos médicos por meio da nanomedicina que é aplicação de nanotecnologias no tratamento de diagnósticos médicos. A prospecção tecnológica é uma ferramenta que mapeia progressos científicos e tecnológicos, que auxiliaram no processo de tomada de decisão. Por isso, este estudo tem como objetivo mapear os estudos tecnológicos sobre o uso da nanotecnologia nos tratamentos medicinais, com o intuito de verificar o crescimento dos depósitos de patentes e as lacunas ex istentes desta área no Brasil. Para tanto, foi realizado um mapeamento tecnológico por meio dos bancos de patentes do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e European Patent Office (EPO), bem como foram coletados dados sobre estudos da aplicação da nanotecnologia em tratamentos médicos através dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia. Os resultados mostraram que no Brasil vem crescendo o número de depósitos de patentes, e esse crescimento vem aumentando desde de 2000. Na base europeia verificou-se que dos 5 últimos anos analisados teve uma alavancagem a partir de 2013. Quanto aos cinco Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) voltados à nanotecnologia, que possuem linhas de pesquisa relacionadas a diagnóstico e tratamento médicos, percebeu-se que a produção de patentes voltados à nanotecnologia direcionada a tratamentos médicos começou em 2009, além do que patentes relacionadas ao tratamento de câncer, bem outros tratamentos apareceram com mais ênfase nas patentes pesquisadas. Assim, por meio deste estudo, constatou-se que os estudos relacionados à nanotecnologia estão em desenvolvimento, e que através do mapeamento tecnológico pode-se verificar as tecnologias que estão sendo criadas, sobre o uso da nanotecnologia nos tratamentos medicinais, contribuindo para sua aplicação no mercado.

Presidente - 116.375.605-91 - ANA ELEONORA ALMEIDA PAIXAO
Externo ao Programa - 3274466 - HELENICE LEITE GARCIA