Banca de DEFESA: GESSICA SANTANA RODRIGUES
08/06/2016 08:27
O presente trabalho tem como objetivo analisar como a questão da Educação Popular se constrói e se desenvolve na cena política e social do estado de Sergipe, compreendendo os diferentes contextos e dinâmicas que possibilitaram a composição de um cenário de mobilizações e engajamento em torno da causa. Como recorte teórico metodológico, o estudo dá ênfase a uma análise da construção da causa enquanto problema público, atrelando-se as análises de redes de relações e trajetórias militantes. Dessa forma, a pesquisa se desenvolve da década de 1960 ao ano 2000, dividindo-se em três momentos: o primeiro refere-se ao processo de construção da causa, quando surgem as primeiras organizações em torno da mesma, como o MEB e o CPC; o segundo configura uma “ressignificação da causa”, passando a ser um movimento mais político e estratégico de onde, nesse contexto, nasce o CESEP, surgindo novos atores e novas dinâmicas da causa. Já no ano 2000, observamos uma “fragmentação da causa”, a qual passa a ser incorporada a outras pautas, em especial a economia solidária. Dessa forma, observamos como diferentes contextos formulam diferentes redes de relação em torno da causa, sendo articuladas relações pessoais e impessoais nas alianças. Observamos ainda que, no primeiro momento, as relações perpassavam pela atuação da Igreja, enquanto que, no segundo momento, eram mais ramificadas e heterogêneas. Além dessa perspectiva, a pesquisa levanta, a partir das trajetórias militantes, dois perfis de carreiras em torno da causa: militância religiosa e a militância múltipla. Isso reforça o argumento da influência dos contextos políticos e sociais nas dinâmicas de atuação social. Dessa forma, o estudo busca trazer contribuições para o campo da sociologia dos movimentos sociais. Inserida numa análise que dá margem aos estudos de casos, aos atores envolvidos e significados atribuídos, a pesquisa levanta questões para melhor entendermos a política sergipana e, até mesmo, a brasileira.
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