Banca de DEFESA: AMANDA MARIA RABELO SOUZA
29/05/2016 20:48
A presente dissertação é resultado de uma pesquisa qualitativa que teve o objetivo geral de investigar a relação que os discentes de um Curso de Licenciatura em Matemática estabelecem com os saberes pedagógicos ofertados em sua formação. Como pressupostos teóricos foram utilizados a noção de relação com o saber de Charlot e os saberes docentes de Pimenta e Tardif. Os sujeitos da pesquisa foram os discentes e coordenadores pedagógicos do curso supracitado. Os dados foram coletados pela Análise Documental, entrevistas e questionários. Como resultados da análise documental concluímos que as disciplinas de cunho de formação Básica discutem os saberes disciplinas e as disciplinas de Formação Complementar apresentam saberes pedagógicos, contudo, não atingem o estudo dos saberes pedagógicos voltada a formação do professor de Matemática. Depreendemos daí, uma possível lacuna na formação desses futuros docentes. Constatamos nas falas dos coordenadores que eles compreendem os saberes docentes-pedagógicos como aqueles que estão sendo trabalhados nas disciplinas de didática, avaliação e currículo práticas e outras, e por saberes docentes-conhecimento aqueles trabalhados nas disciplinas específicas. Para os discentes saberes pedagógicos são aqueles trabalhados em disciplinas como didática, psicologia da aprendizagem, avaliação e currículo e outras, e por saberes de conhecimento as disciplinas específicas do cálculo matemático. E a relação que é estabelecida entre esses saberes dar-se-á segundo suas interpretações dos saberes pedagógicos.
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