UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: AMANDA LUIZA SOARES SILVA
23/05/2016 13:43

DISCENTE: AMANDA LUIZA SOARES SILVA
DATA: 20/06/2016
LOCAL: Sala Multiuso do PPGPI
TÍTULO: Centros de Empreendedorismo e a Correlação com a Propriedade Intelectual
PALAVRAS-CHAVES: Centros de Empreendedorismo. Empreendedorismo. Propriedade Intelectual. Transferência de Tecnologia. Parques e Incubadoras.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

Empreendedorismo é qualquer atividade na criação de um novo negócio. A utilização de práticas empreendedoras dentro das universidades é uma das formas da comunidade científica transformar o conhecimento gerado por essas instituições de ensino e pesquisa e tecnologia efetivamente transferível para o mercado. A proteção da Propriedade Intelectual – PI por universidades converge com o atual foco da academia em estimular o empreendedorismo nos alunos. Os Centros de Empreendedorismo – CEs oferecem multisserviços (competições de planos de negócios, estágios, clubes de estudantes, educação a distância, seminários e workshops) para alunos, professores e comunidade em geral, funcionando como promotores da Educação Empreendedora – EE e apoiando na criação de empresas. O presente estudo teve como objetivo geral caracterizar os CEs e sua correlação com a PI. O estudo é caracterizado como quantitativo e descritivo, o método de pesquisa utilizado foi a survey transversal. Os dados foram coletados por meio de questionário on-line com os diretores dos centros. O teste piloto da survey apresentou limitações, tais como, questionário respondido de modo incompleto e questões respondidas de forma errada. Os resultados iniciais dos 5 CEs mostram que o tempo de criação de CEs varia entre 1 e 18 anos, a quantidade de funcionários é de 1 a 17, as principais fontes de recursos são a própria Instituição de Ensino Superior – IES, patrocínios e receitas de consultoria. Os centros possuem atividades de pré-incubação (2 a 15 empresas), incubação (11 empresas), cursos (2 a 60), eventos (2 a 25) e em relação à PI: possuem registros de direitos do autor (8), software (4) e patentes (4) e também workshops e consultorias.

Presidente - 1541859 - IRACEMA MACHADO DE ARAGAO GOMES
Interno - 479.413.915-20 - JOSE RICARDO DE SANTANA