Banca de DEFESA: JOSÉ RAFAEL DOS SANTOS
20/05/2016 11:12
Neste trabalho buscamos entender o desenvolvimento do aluno sobre conceitos de ondulatória e como a relação desses conceitos mudam com o passar do tempo. Primeiramente, aplicaremos questionários que buscam um perfil da relação do aluno com a escola, com os professores, com os outros colegas de classe e com as metodologias utilizadas no processo de ensino aprendizagem, tentando entender o que os ‘MOBILIZAM”. Em seguida, aplicamos um pré-teste de concepções sobre conceitos de ondulatória. Nesse momento utilizaremos uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) com o tempo de aplicação por volta de doze horas aula e foi desenvolvida com intuito de auxiliar professores de Física da educação básica na abordagem do conteúdo de forma que seja possível a utilização de vídeos, simulações, questões problema desenvolvidos no Modellus e mapas conceituais de maneira lógica e potencialmente significativa. A última etapa da UEPS consiste na aplicação de um pós teste, com os resultados do pré-teste (notapré) e do pós teste (notapós) é possível calcular o ganho normalizado na nossa turma pela expressão fundamentada pela análise quantitativa sugerida por HAKE (1998), como também comparamos os resultados de maneira qualitativa. Estes valores de ganho normalizado podem ser comparados com resultados disponíveis na literatura de aplicação do método em várias instituições por todo o mundo. Já os questionários de relação foram analisados de acordo com a Teoria da Relação com o Saber de Bernard Charlot (2005), retirando “argumentos centrais” das respostas. A aplicação do projeto ocorreu no Centro Estadual de Educação Profissional Dom Brandão de Castro, situado na cidade de Poço Redondo, em 3 turmas do segundo ano do ensino médio. Esse projeto está focalizado numa das regiões de maior evasão e menor IDEB de Sergipe.
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