UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 25 de Abril de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: LIÁRIA NUNES DA SILVA
17/05/2016 12:02

DISCENTE: LIÁRIA NUNES DA SILVA
DATA: 01/06/2016
LOCAL: IFPI, Campus Teresina
TÍTULO: Indicação Geográfica como Estratégia de Gestão do Agronegócio
PALAVRAS-CHAVES: Gestão estratégica; Indicação Geográfica; Setor vinícola; Assentamento Marrecas.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

A crescente competitividade observada em diversas atividades do setor primário exige das organizações e associações de produtores capacidade de planejamento, elaboração e execução de estratégias capazes de promover o alcance dos objetivos e metas organizacionais. A partir do entendimento que esse cenário competitivo eleva a Indicação Geográfica como uma estratégia de diferenciação este trabalho tem como objetivo mapear as condições potenciais de gestão e planejamento da produção frutífera no assentamento Marrecas mediante solicitação de Indicação Geográfica para a Uva. A pesquisa de campo foi realizada em uma área de plantio de uva da variedade Benitaka, para analisar as características físico-químicas do solo, conhecer os teores de açúcares solúveis totais (º Brix) e acidez titulável dos frutos, além da coleta de dados dos parâmetros meteorológicos que podem interferir na qualidade das uvas, como temperatura e umidade relativa do ar, precipitação pluviométrica e radiação solar, identificados a partir da visita à estação meteorológica convencional de São João do Piauí e complementada por informações no site do Instituto Nacional de Meteorologia – INMET. Sob o ponto de vista da gestão, foram realizadas visitas ao assentamento Marrecas para conhecer suas estruturas organizacionais e identificar o papel das associações na administração e comercialização da produção, buscando perceber a capacidade gerencial de uma futura Indicação Geográfica para a produção de uva. As informações obtidas já sinalizam a percepção dos assentados quanto aos efeitos que uma Indicação Geográfica poderá provocar na diferenciação da sua produção vinícola.

Interno - 116.375.605-91 - ANA ELEONORA ALMEIDA PAIXAO
Presidente - 1637307 - ROBELIUS DE BORTOLI
Externo à Instituição - ROBERTO GONDIM PIRES

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e