Banca de QUALIFICAÇÃO: RODRIGO DA SILVA NASCIMENTO
16/05/2016 17:59
O crescente volume de tráfego nas rodovias e vias do país, fez com que o uso de camada de brita graduada tratada com cimento (BGTC) passasse a ser frequente em projetos de pavimentos novos no Brasil. O ganho de rigidez do pavimento faz com que o seu uso em vias de grande movimento se apresente como uma solução adequada, podendo ser empregada tanto como base como sub-base, no chamado pavimento semirrígido e semirrígido invertido, respectivamente. Possivelmente, a grande desvantagem do uso da BGTC está relacionado ao seu processo de ruptura frágil por fadiga, que leva muitas vezes ao dano acelerado à estrutura do pavimento. Nesta pesquisa, pretende-se conhecer o mecanismo de dano por fadiga na BGTC por meio da determinação da vida de fadiga em laboratório e acompanhamento do desempenho estrutural em trecho monitorado na BR101/SE. Pretende-se acompanhar e determinar a evolução do dano causado pela ação do tráfego, bem como a sua influência na redução de rigidez da deste material ao longo do tempo. Em conjunto será verificada a existência de relação entre a degradação da BGTC e o surgimento de defeitos no revestimento. Pretende-se também definir o fator laboratório-campo para o modelo de previsão de desempenho do ensaio de fadiga realizado em laboratório, por meio de calibração utilizando do critérios de ruptura em campo e o princípio do dano acumulado da Lei de Miner.
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