UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

Banca de DEFESA: GRAYCE KELLY ALVES SANTOS LIMA
13/05/2016 09:39

DISCENTE: GRAYCE KELLY ALVES SANTOS LIMA
DATA: 30/05/2016
LOCAL: NPGECIMA
TÍTULO: Resolução de Problemas Ricos em Contexto: análise de um grupo colaborativo
PALAVRAS-CHAVES: Aprendizagem colaborativa, Problemas ricos em contexto, Ensino de física.
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

A interação dentro da sala de aula é uma das principais variáveis no processo de ensino e aprendizagem, mas essas interações entre alunos e professores geralmente não ocorrem nas metodologias adotadas pela maioria dos docentes de física. Além disso, o ensino de física e a sua avaliação encontram-se ancorados a técnicas matemáticas sem qualquer ligação com o cotidiano do aluno. Dessa forma, o aluno apenas memoriza as “fórmulas”, sem buscar relações com conceitos já aprendidos pelos mesmos, provocando uma aprendizagem sem significado. Assim, acreditamos que a interação social atrelada com a atividade colaborativa possa dar significado ao processo de ensino e aprendizagem, uma vez que os alunos constroem seus conhecimentos interagindo coletivamente. De tal modo, o objetivo principal dessa pesquisa é saber quais as percepções dos alunos acerca dos Problemas Ricos em Contexto, que é um tipo de metodologia de ensino colaborativo no Ensino Superior, bem como seus comportamentos enquanto grupo colaborativo em uma disciplina de física básica na Universidade Federal de Sergipe. No total, participaram 15 estudantes, os dados foram recolhidos através de observação participante e entrevista semiestruturada em grupo, realizadas em um grupo de 3 alunos, além de um inquérito por questionário aplicado a todos os alunos da disciplina. Os resultados com relação aos papéis desempenhados por cada membro dos grupos revelam que em alguns momentos os alunos não conseguiram exercer seus papéis com eficácia, mas por outro lado observamos que eles colaboraram no desenvolvimento das atividades. Além disso, os alunos relataram que na Aprendizagem Colaborativa eles aprendem com os próprios colegas de classe e com relação aos Problemas Ricos em Contextos, verificamos que os alunos compreenderam os benefícios dessa atividade e não veem essa tarefa como uma forma de diminuir a quantidade de atividade de cada aluno.

Presidente - 1424267 - CELSO JOSE VIANA BARBOSA
Interno - 1655045 - ERIVANILDO LOPES DA SILVA