UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 29 de Março de 2024

Banca de DEFESA: GABRYELLA GARIBALDE SANTANA RESENDE
01/05/2016 23:30

DISCENTE: GABRYELLA GARIBALDE SANTANA RESENDE
DATA: 31/05/2016
LOCAL: Sala de video conferência do Campus da Saúde
TÍTULO: CONHECIMENTO E ATITUDE DE INDIVÍDUOS COM DIABETES MELLITUS
PALAVRAS-CHAVES: Diabetes mellitus; conhecimento, atitude.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
SUBÁREA: Enfermagem de Saúde Pública

Objetivo: Avaliar o conhecimento sobre a doença e o tratamento e as atitudes psicológicas de indivíduos com Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2). Metodologia: Estudo transversal de abordagem quantitativa. A amostra foi composta por 121 indivíduos atendidos no Ambulatório do Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (AMB do HU/UFS). Foram utilizados três instrumentos, o primeiro para caracterização sociodemográfica e clínica dos participantes, o segundo para avaliação do conhecimento sobre o DM e tratamento, Diabetes Knowledge Scale (DKN-A) e o terceiro para avaliação das atitudes psicológicas, o Diabetes Attitudes Questionnaires (ATT-19). Resultados: a idade média dos participantes foi de 60,6 anos. A maioria, do sexo feminino (97, 80,2%) e tinha estudado até o ensino fundamental incompleto (84; 69,4%). O tempo médio de diagnóstico de DM foi de 15,7 anos, 53 (43,8%) faziam uso de hipoglicemiante oral e 65 (53,7%) não praticavam atividade física regular. Quanto a avaliação do conhecimento, 64 (52,8%) apresentaram escores iguais ou menores que oito, indicando baixo conhecimento sobre o DM e seu tratamento. Com relação à atitude, 119 (98,3%) participantes apresentaram escores menores ou iguais a 70. Conclusão: A maioria dos participantes apresentou baixo conhecimento e atitude frente ao DM.

Presidente - 2102691 - CRISTIANE FRANCA LISBOA GOIS
Interno - 1541701 - LIUDMILA MIYAR OTERO
Interno - 426676 - MARIA PONTES DE AGUIAR CAMPOS
Externo à Instituição - MARIA LUCIA ZANETTI