UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 25 de Outubro de 2020


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Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDREIA CENTENARO VAEZ
29/04/2016 13:28


Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDREIA CENTENARO VAEZ
DATA: 16/05/2016
HORA: 09:00
LOCAL: sala 26 Centro de Pesquisas Biomédicas/HU
TÍTULO: Preditores de mortalidade, análise espacial e estimativa dos gastos com vítimas de atropelamento em rodovias federais de Sergipe
PALAVRAS-CHAVES: Análise espacial. Acidentes de Trânsito. Atropelamento. Mortalidade. Pedestre.
PÁGINAS: 90
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO:

A violência no trânsito constitui um grave problema de saúde pública, responsável pela morte de milhares de pessoas jovens em idade produtiva. Entre essas vítimas, os pedestres fazem parte do grupo mais vulnerável e apresentam a maior taxa de letalidade. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar os fatores preditores de mortalidade, a distribuição espacial e a estimativa dos gastos com vítimas de atropelamentos em rodovias federais do estado de Sergipe. Estudo observacional e transversal, realizado através do uso de dados secundários dos óbitos por atropelamento, que ocorreram nas rodovias federais BR-235 e BR-101 de Sergipe, no período de janeiro de 2009 a junho de 2015, obtidos no Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM/DATASUS) e sistema de informação da polícia rodoviária federal. Os dados foram armazenados no programa Excel e apresentados sob a forma de tabelas e figuras. Os fatores preditores associados aos óbitos foram determinados por meio do modelo de regressão logística, construído a partir da análise univariada. O critério de saída das variáveis explicativas para a análise multivariada foi p<0,15, foram estimados os valores de odds ratio com intervalos de 95% de confiança. A significância dos fatores associados ao óbito foi feita pelo teste de Wald, sendo considerados estatisticamente significantes os valores de p<0,05. Para a análise espacial dos dados e identificação visual de padrões de distribuição e densidade, os óbitos foram georreferenciados utilizando um receptor GPS e o software GPS TrackMaker Pro (Versão 13.9). A análise espacial foi realizada no programa TerraView 4.2.2, utilizando-se o estimador de intensidade Kernel, que gerou uma superfície de densidade para a detecção visual de “áreas quentes” ou hot spots. Foram registrados 399 pedestres traumatizados em acidentes de transporte (CID-10 V01 a V09), dos quais 146 foram classificados como vítimas fatais (49,1%), a maioria foi do sexo masculino (69,7%) com idade de até 45 anos (58,5%). Os gastos estimados com essas vítimas foram de R$57.377.402,46, sendo um valor médio por ano de R$ 8.827.292,69. A análise multivariada evidenciou como fator preditor de mortalidade: a travessia do pedestre na rodovia (p=0,002), atropelamento em zona rural (P=0,003), e, envolvimento de veículo de grande porte (p =0,001). A análise espacial evidenciou a região da Grande Aracaju como cenário epidemiológico de risco espacial com destaque para os municípios de Aracaju, São Cristóvão e Nossa Senhora do Socorro, concentrando o maior risco para mortalidade por atropelamento. Conclui-se que ao combinar diferentes técnicas de análises, identificamos que as características da rodovia, veículo e vítima, evidenciam a vulnerabilidade do pedestre ao óbito nos diversos espaços da rodovia.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2661918 - JOSE ANTONIO BARRETO ALVES
Interno - 1347234 - KARINA CONCEICAO GOMES MACHADO DE ARAUJO
Interno - 2356666 - MARIA DO CARMO DE OLIVEIRA RIBEIRO

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