UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 24 de Outubro de 2020


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Banca de QUALIFICAÇÃO: AGUIMARIO PIMENTEL SILVA
29/04/2016 10:59


Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: AGUIMARIO PIMENTEL SILVA
DATA: 11/05/2016
HORA: 10:30
LOCAL: Sala de Reuniões do DCOS
TÍTULO: ENTRE A PARÁFRASE E A POLISSEMIA: O DISCURSO DA EDUCAÇÃO FEMININA NO JORNAL DAS SENHORAS (1852-1855)
PALAVRAS-CHAVES: Jornal das Senhoras. Imprensa feminina. Gênero. Educação. Discurso.
PÁGINAS: 150
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
SUBÁREA: Jornalismo e Editoração
ESPECIALIDADE: Jornalismo Especializado (Comunitário, Rural, Empresarial, Científico)
RESUMO:

Este trabalho parte da ideia de que não se pode pensar o fenômeno da comunicação (tomando-o numa perspectiva ampla, em termos das trocas simbólicas possibilitadas pela interação social e pelo uso da linguagem) desvinculando-o do contexto sociocultural no qual ele toma corpo. O presente trabalho consiste numa abordagem discursiva do periódico O Jornal das Senhoras, que circulou, na cidade do Rio de Janeiro, entre os anos de 1852 e 1855. O periódico, semanal, foi fundado pela argentina Joanna Paula Manso de Noronha, e tinha a intenção declarada de contribuir para a emancipação moral da mulher e sua educação/ilustração. Nosso objetivo é identificar e analisar, no discurso veiculado pelo jornal, marcas de ruptura e de continuidade de sentidos em relação à temática da educação feminina. Para tanto, empreendemos primeiramente uma investigação em torno do Jornal das Senhoras, procurando caracterizá-lo enquanto periódico e situando-o no âmbito da imprensa feminina brasileira do século XIX. Além disso, realizamos uma investigação acerca da situação da mulher, no Brasil oitocentista, atribuindo ênfase aos processos referentes à questão da sua educação: nesta etapa, a intenção foi obter uma compreensão precisa da formação discursiva na qual se deu a formulação/circulação dos discursos do Jornal das Senhoras. Evidenciamos, também, as quatro principais representações que estavam ligadas à figura da mulher, no período: filha, esposa, mãe e dona de casa. Dentre as 209 edições do periódico, foram localizados apenas 20 textos que versam sobre a educação feminina, no que se refere à sua relação com as quatro representações supracitadas. A partir desses textos, foram estabelecidos os 50 recortes discursivos com os quais trabalhamos na análise. Tal trabalho analítico, de cunho qualitativo, está sendo realizado a partir do arcabouço teórico-metodológico da Análise de Discurso de linha francesa, com algumas contribuições da teoria do discurso de Michel Foucault, tendo em vista a sua pertinência para a consecução do objetivo da pesquisa. Durante a análise, que já foi executada para uma das categorias (representação do papel de mãe), os objetos discursivos selecionados são estudados à luz dos pressupostos da Análise de Discurso, com destaque para os processos de criação de sentidos, através da exploração dos conceitos de paráfrase e polissemia. Os resultados alcançados na investigação são discutidos a partir de uma aproximação com as considerações em torno da noção de gênero (que perpassa todo o trabalho), como forma de se compreender o processo discursivo subjacente aos textos do Jornal das Senhoras.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1820978 - RAQUEL MARQUES CARRICO FERREIRA
Interno - 3443837 - MARIA EMILIA DE RODAT DE AGUIAR BARRETO BARROS
Externo ao Programa - 6426475 - MARIA LEONIA GARCIA COSTA CARVALHO

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