Banca de DEFESA: SUELY CRISTINA SILVA SOUZA
19/04/2016 09:42
O objeto de investigação desta tese são os concursos para professores do ensino secundário de Sergipe. A pesquisa de doutoramento tem por fim analisar o processo administrativo dos concursos para professores secundários do Atheneu Sergipense entre os anos de 1875 e 1947, relacionando as práticas de recrutamento e seleção desta instituição com as previsões legais a nível nacional e estadual. Para tanto, identificou e examinou 43 concursos docentes sergipanos, fundamentando e dialogando as análises por meio da categoria “poder” do autor Michael Foucault, além de fazer interlocuções com autores que pautam seus estudos nas reflexões teóricos - metodológicas da História Cultural. Desse modo, as fontes localizadas foram variadas: atas, correspondências, decretos, diários oficiais, discursos, jornais, leis, livro de inscrições para concursos, petição e termo de audiências, regimentos escolares, registro de títulos, relatórios do diretor, teses de concursos e outros. Nessa perspectiva, defendo a tese que durante as práticas de recrutamento e seleção de professores para o ensino secundário do Atheneu Sergipense havia uma relação de poder mediada pelos saberes dos concorrentes, pelo olhar hierárquico vigilante da Congregação e pelas determinações da sanção normatizadora do governo, cujos interesses eram coletivos em prol da organização escolar, via concursos e nomeações docentes. Desde a criação do Atheneu Sergipense, que a forma administrativa de ingresso para professores do ensino secundário em Sergipe se deu, predominantemente, por concursos providos pela Congregação da instituição e posterior aprovação dos responsáveis governamentais, conforme as mudanças normativas dos exames, mesmo com o advento do Estado Novo. Ao longo deste período, ainda, ocorriam algumas nomeações por parte do governo, sejam elas por ausência de candidatos inscritos nos concursos ou por estratégias políticas e sociais também caracterizadas com uma relação de poder. Sendo assim, a dinâmica dos concursos docentes legitimou a profissionalização e modelou o tipo de professor capacitado para o ensino secundário de Sergipe. Dessa maneira, o trabalho traz contribuições para a História da Educação, sobretudo nos trabalhos que pautam suas temáticas na História das Disciplinas Escolares e na História da Profissionalização Docente em instituições escolares específicas.
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