UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 17 de Abril de 2024

19º SEMOC - Semana de Mobilização Cientifica do UCSAL.
15/04/2016 18:15

APRESENTAÇÃO

A Semana de Mobilização Científica - SEMOC é uma atividade promovida anualmente pela Universidade Católica do Salvador, integrando a programação regular de atividades do calendário acadêmico da UCSAL. A série SEMOC tem gerado importantes desdobramentos para o fortalecimento da ambiência acadêmica, dentre os quais se inclui o estímulo à sensibilização e mobilização dos diversos segmentos da comunidade universitária, com repercussões na produção e socialização da pesquisa científica, no intercâmbio de atividades culturais e na articulação entre os campi e interinstitucional de docentes, discentes, funcionários e pesquisadores em torno das temáticas selecionadas. A sucessão de temáticas centrais da série SEMOC demonstra um encadeamento lógico e tradutor do mérito privilegiado pela Universidade Católica do Salvador, circunscrito nas preocupações explícitas com as questões sociais e com princípios basilares de cunho universal, articulando-se, dessa forma, com a proposta pedagógica institucional, como também evidencia a tendência de colocar no centro dos debates temas de ampla abrangência e de abordagem interdisciplinar, o que é viabilizado pela cultura institucional de integração na multiplicidade de áreas do conhecimento que integram o portfólio acadêmico da UCSAL. O evento traz como temática central Natureza, Ciência e Sociedade, o que possibilita experienciar a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, sincronizada com a diretriz institucional de pautar agendas que privilegiem reflexões de relevância socioambiental na perspectiva de ganhos de efetividade dos direitos comuns.

TEMÁTICA CENTRAL

“NATUREZA, CIÊNCIA E SOCIEDADE”

A temática “Natureza, Ciência e Sociedade”, provoca a comunidade acadêmica, e a sociedade como um todo para um maior engajamento intelectual fundamentado na análise e coerência do discurso atual junto às questões socioambientais. O tema procura explorar as interfaces existentes dentro de uma ótica que proponha e objetivamente, encontre saídas menos comprometedoras para os conflitos inseridos na crise ambiental contemporânea. Para que o seu discurso obtenha êxito é necessário que se compreenda que a condição socioambiental entrelaça questões de cultura, religião, família, território, saúde, legislação, economia, administração, política e conhecimentos não acadêmicos. Esta compreensão emerge dos mais diversos macro temas ou eixos temáticos, de maneiras  mais complexas do que se poderia sugerir por qualquer segmento teórico convencional, sem perder de vista a base espacial dos fenômenos que situa sua materialidade. É exatamente sobre essa base espacial que se assentam os sub-temas que compõem os nexos interdisciplinares em diferentes combinações de ensino, pesquisa e extensão. Com o escopo aqui delineado, “Natureza, Ciência e Sociedade" é uma temática que contempla os cientistas e interessados nas ciências naturais, ciências sociais ou humanas, ciências físicas e tecnologias de caráter aplicado, mas também aqueles que querem ampliar os estudos acadêmicos e desenvolver os conhecimentos pessoais relacionados ao ambiente natural e à sociedade, e especialmente aos tomadores de decisão junto às instituições públicas, privadas e ONGs locais, nacionais e internacionais.

Mais informações acessar link:http://noosfero.ucsal.br/19a-semoc/apresentacao

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19100-31f4b06bdf