UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente


Notícias

Banca de DEFESA: HELIO FERREIRA VICENTE
31/03/2016 00:00


Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HELIO FERREIRA VICENTE
DATA: 31/03/2016
HORA: 15:00
LOCAL: Sala de Reuniões do DFI. Piso Superior.
TÍTULO: O uso de simuladores computacionais e aplicativos no processo de ensino e aprendizagem de conceitos de Estática: casos de sistemas de vigas hiperestáticas, no curso técnico integrado de construção civil.
PALAVRAS-CHAVES: Estática; Estruturas; Aprendizagem significativa; simulações computacionais; software Modellus e aplicativo Ftool
PÁGINAS: 70
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
RESUMO:

Nesse trabalho, serão apresentadas atividades didáticas com vistas a aprimorar a prática docente e facilitar o processo ensino-aprendizagem de conceitos de Estática para estudantes do Ensino Médio Integrado e Ensino Técnico de Edificações. Com base na Teoria de Aprendizagem Significativa de D. Ausubel, foi desenvolvida uma sequência didática para que os discentes do curso em tela resignifique e aplique os conceitos relacionados com as condições de equilíbrio dos corpos sob ação de forças e suas relações com a teoria das estruturas. Pretende-se, dar um novo formato na atividade docente, a serem descritos em um roteiro de atividades didáticas, ao ensino de Estática, conceituada como: ``ramo da Física onde se estudam as condições de repouso ou de equilíbrio dos corpos sob a ação de forças" e suas aplicações na Teoria das Estruturas. Espera-se contribuir para a facilitação do processo de ensino-aprendizagem de conceitos de Estática para o estudante do ensino médio integrado. O objetivo específico é o cálculo de esforços reativos em elementos estruturais e saberes relacionados, estudados nos cursos de Edificações. Pretende-se introduzir os conceitos de força e equilíbrio estático, por meio do desenvolvimento de objeto de aprendizagem constituído de softwares livres, tal como o Modellus, e simuladores do PhET e o aplicativo Ftool. Através do aplicativo Modellus, em cuja interface o aluno visualiza, em um modelo, com valores predeterminados, obtidos das composições de cargas em um elemento estrutural hiperestático, as variações dos esforços reativos, quando manipulamos os valores de algumas variáveis. Em seguida usa-se o aplicativo Frame tool (Ftool), neste mesmo modelo estrutural, para o cálculo, construção dos gráficos de forças cisalhantes, momentos fletores e perfil da linha elástica (configuração deformada do elemento estrutural) e a obtenção dos valores das forças reativas partir dos esforços ativos presentes no componente estrutural.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1296993 - DIVANIZIA DO NASCIMENTO SOUZA
Interno - 1820503 - EDVALDO ALVES DE SOUZA JUNIOR
Presidente - 878.587.035-87 - JOSE OSMAN DOS SANTOS
Externo à Instituição - MAURO JOSÉ DOS SANTOS

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf