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Banca de DEFESA: VITORIA ELOISE DANTAS E SILVA
29/03/2016 13:14


Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VITORIA ELOISE DANTAS E SILVA
DATA: 30/03/2016
HORA: 13:00
LOCAL: Didática V, sala 101
TÍTULO: OS (DES) CAMINHOS DA FORMAÇÃO DOCENTE NA ERA DA EAD: Uma análise da LDB 9394/96 e do contexto social e político que pôs fim na Educação à Distância no município de Água Branca - AL
PALAVRAS-CHAVES: Formação docente. Parcerias. Essência. Aparência. Contradição.
PÁGINAS: 105
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

O presente estudo tem como objetivo analisar o processo de precarização na

formação docente fomentado pelas parcerias na oferta do ensino superior-modalidade EAD,

bem como analisar criticamente as contradições presentes nos textos legais que nortearam o

processo de formação de professores à distância na cidade de Água Branca-AL. Resultado

de uma pesquisa documental, o presente trabalho descortina a parceria estabelecida entre o

órgão de gestão municipal da cidade de Água Branca-AL e setores privados de ensino para

a oferta de formação de professores na modalidade EAD-vídeo streaming. Para tanto,

estudamos as leis, analisamos o contrato de parceria e pareceres jurídicos, e fizemos a

leitura dos clássicos representantes do materialismo histórico dialético, na tentativa de

entender a dinâmica dos processos sutis do capital, que acabam por explorar por trás da

aparente liberdade e inclusão. O marco temporal tem como ponto de partida a década da

educação, e como ponto de chegada o ano de 2013, pois neste ano a gestão municipal de

Água Branca, por questões de cunho político-partidário, pôs fim à parceria que formava

professores via EAD. Numa sociedade gerenciada pelo capitalismo, a educação é uma

mercadoria a ser comercializada sem nenhuma fiscalização, embora o texto legal imprima a

necessidade de acompanhamento por parte dos órgãos responsáveis. A categoria que servirá

de base para a análise do objeto em questão é a essência e aparência. A aparência

simbolizada pelos textos legais que oferecem as diretrizes para o processo de formação do

professor. E a essência representada pela parte mais profunda do processo, a citar: as

condições de funcionamento das unidades formadoras, o contexto social, político e histórico

em que se desenvolveu o processo formativo e os documentos da parceria no oferecimento

da educação superior á distância no município de Água Branca- AL. A presente pesquisa

torna-se relevante como contribuição para estudos da educação, uma vez que sinaliza para a

necessidade do enfrentamento da política educacional neoliberal que nivela por baixo,

alegando “democratizar” e “universalizar”, além de revelar o poder dos ditames político-

partidários sobre o campo educacional nos interiores do país, onde a fiscalização não faz

morada.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 6426599 - SOLANGE LACKS
Interno - 426615 - SONIA MEIRE SANTOS AZEVEDO DE JESUS
Externo à Instituição - CELI NELZE ZULKE TAFFAREL

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