Banca de DEFESA: VITORIA ELOISE DANTAS E SILVA
23/03/2016 09:19
O presente estudo tem como objetivo analisar o processo de precarização na
formação docente fomentado pelas parcerias na oferta do ensino superior-modalidade EAD,
bem como analisar criticamente as contradições presentes nos textos legais que nortearam o
processo de formação de professores à distância na cidade de Água Branca-AL. Resultado
de uma pesquisa documental, o presente trabalho descortina a parceria estabelecida entre o
órgão de gestão municipal da cidade de Água Branca-AL e setores privados de ensino para
a oferta de formação de professores na modalidade EAD-vídeo streaming. Para tanto,
estudamos as leis, analisamos o contrato de parceria e pareceres jurídicos, e fizemos a
leitura dos clássicos representantes do materialismo histórico dialético, na tentativa de
entender a dinâmica dos processos sutis do capital, que acabam por explorar por trás da
aparente liberdade e inclusão. O marco temporal tem como ponto de partida a década da
educação, e como ponto de chegada o ano de 2013, pois neste ano a gestão municipal de
Água Branca, por questões de cunho político-partidário, pôs fim à parceria que formava
professores via EAD. Numa sociedade gerenciada pelo capitalismo, a educação é uma
mercadoria a ser comercializada sem nenhuma fiscalização, embora o texto legal imprima a
necessidade de acompanhamento por parte dos órgãos responsáveis. A categoria que servirá
de base para a análise do objeto em questão é a essência e aparência. A aparência
simbolizada pelos textos legais que oferecem as diretrizes para o processo de formação do
professor. E a essência representada pela parte mais profunda do processo, a citar: as
condições de funcionamento das unidades formadoras, o contexto social, político e histórico
em que se desenvolveu o processo formativo e os documentos da parceria no oferecimento
da educação superior á distância no município de Água Branca- AL. A presente pesquisa
torna-se relevante como contribuição para estudos da educação, uma vez que sinaliza para a
necessidade do enfrentamento da política educacional neoliberal que nivela por baixo,
alegando “democratizar” e “universalizar”, além de revelar o poder dos ditames político-
partidários sobre o campo educacional nos interiores do país, onde a fiscalização não faz
morada.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf