UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 29 de Março de 2024

A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente


Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: LAÍS OLIVEIRA
10/03/2016 13:54


Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LAÍS OLIVEIRA
DATA: 18/03/2016
HORA: 11:00
LOCAL: Miniauditório do Campus Prof. Alberto Carvalho
TÍTULO: LETRAMENTO LITERÁRIO: UMA PROPOSTA DE ADAPTAÇÃO AUDIOVISUAL
PALAVRAS-CHAVES: leitura literária, adaptação, linguagem audiovisual.
PÁGINAS: 25
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Literatura Brasileira
RESUMO:

O presente projeto pretende desenvolver um método de letramento literário a partir da adaptação audiovisual dos minicontos da obra Contos de amor rasgados (1986), de Marina Colasanti. No primeiro momento, vamos explorar a leitura dos contos, promovendo um debate movido pela questão de gênero no tocante à violência contra a mulher; No segundo, vamos propor uma adaptação para a linguagem audiovisual por meio da criatividade e da seleção de imagens para compor um vídeo montado por meio do software MovieMaker. Para isso, vamos propor oficinas de leitura, de elaboração de um roteiro de adaptação do conto lido, de filmagem e seleção de imagens e, por fim, de montagem do vídeo que será exibido para a comunidade escolar. Metodologicamente, exploraremos a linguagem audiovisual, valendo-se da multimodalidade permitida pelas novas Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDICs). Para tanto, buscou-se fundamentação em conceitos de teóricos como “multimodalidade”, proposto por Roxane Rojo (2009), “leitor colaborador” por Umbeto Eco (1986), “leitura subjetiva”, por Annie Rouxel (2013), criação de roteiro proposto por Comparato (2009) e Syd Field (1995). Assim, intenciona-se desenvolver uma leitura literária que permita ao leitor uma visão crítica acerca da violência de gênero. A experiência será relatada, a fim de analisar como o aluno entende o processo metafórico presente no texto literário; a produção do roteiro de adaptação e a prática de filmagem/montagem.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 95283 - CARLOS MAGNO SANTOS GOMES
Interno - 1543268 - CHRISTINA BIELINSKI RAMALHO
Externo à Instituição - SIMONE SILVEIRA DE ALCÂNTARA

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf