Banca de DEFESA: GRACINEIDE BARROS SANTOS
09/03/2016 18:09
O objetivo deste estudo é analisar possíveis relações entre as atividades e/ou estratégias lúdicas e a aprendizagem Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental (EF). A Matemática, apesar de estar presente constantemente na vida das pessoas, tem em seu ensino e em sua aprendizagem na escola um desafio, cujos resultados negativos tem inquietado tanto gestores/as em nível macro, como profissionais do cotidiano da escola. A relação afetiva negativa com a matemática escolar e as dificuldades em entendê-la tem contribuído para sua denominação como disciplina difícil que causa temor dos discentes, assim como desânimo em muitos professores e professoras. Foi buscando entender a relação das práticas de ensino de Matemática com a aprendizagem dessa disciplina nos anos iniciais do EF que recorremos das ideias de autores como: Vygotsky (1991), Benjamin(1984), Charlot(2005), D’Ambrósio(1996), Irene Albuquerque(1954), Fiorentini(2003), Santos(1997), dentre outros. A metodologia utilizada é de cunho qualitativo, um estudo de caso do tipo etnográfico, no qual entre os procedimentos e instrumentos utilizados estão: aplicação de questionários diagnóstico à professora, alunos/alunas e gestor; análise dos projetos (Pedagógico e Didáticos) da escola; observação de campo com descrição densa; realização de entrevistas semiestruturadas de explicitação. Os dados serão analisados a partir de aspectos da análise de conteúdo e da análise do discurso, procurando fazer do olhar e das escutas dos sujeitos, instrumentos de compreensão do objeto de estudo, a contribuição da ludicidade para a aprendizagem Matemática. Nesse sentido, a educação lúdica, além de contribuir e influenciar no desenvolvimento do aluno, possibilita a conquista de novos conhecimentos, promovendo a integração social, com o compromisso de transformação e modificação do ambiente educacional.
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