Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSE AUGUSTO DE SOUZA
03/03/2016 13:41
Este trabalho traz uma proposta de investigação e aprimoramento acerca da leitura, produção textual e formação do leitor, sob uma perspectiva da contextualização, pertinência do texto literário no âmbito escolar, da intertextualidade, da relevância comunicativa e da prática social. Este foi desenvolvido à luz da proposta de Maria da Glória Bordini e Vera Teixeira de Aguiar concernente à formação do leitor, bem como o que pensa Rildo Cosson em relação ao letramento literário. Propõe uma prática didática de leitura e produção a partir da poesia, com a apresentação de oito textos literários (poemas) com temática sertaneja, com a finalidade de proporcionar aos alunos do Ensino Fundamental Maior (6º ano) o entendimento de literatura e sua função social. Oferece atividades que visam à formação da leitura proficiente e àapropriação da escrita, a partir do modelo de sequência básica do letramento, aliado ao método recepcional e à utilização de recursos tecnológicos, como o Whatsapp e o blog. Intenciona, a partir do enfoque à temática do sertão, levar para a sala de aula a realidade do discente, de modo criativo, prazeroso, dinâmico.
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