UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 20 de Setembro de 2021

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSE AUGUSTO DE SOUZA
03/03/2016 13:41

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSE AUGUSTO DE SOUZA
DATA: 18/03/2016
LOCAL: A definir
TÍTULO: A POESIA DO SERTÃO: UM DESEJO DE ARTICULAÇÃO DE SABERES
PALAVRAS-CHAVES: Formação do leitor. Leitura. Letramento literário. Prática social. Whatsapp. Blog.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Literatura Brasileira

Este trabalho traz uma proposta de investigação e aprimoramento acerca da leitura, produção textual e formação do leitor, sob uma perspectiva da contextualização, pertinência do texto literário no âmbito escolar, da intertextualidade, da relevância comunicativa e da prática social. Este foi desenvolvido à luz da proposta de Maria da Glória Bordini e Vera Teixeira de Aguiar concernente à formação do leitor, bem como o que pensa Rildo Cosson em relação ao letramento literário. Propõe uma prática didática de leitura e produção a partir da poesia, com a apresentação de oito textos literários (poemas) com temática sertaneja, com a finalidade de proporcionar aos alunos do Ensino Fundamental Maior (6º ano) o entendimento de literatura e sua função social. Oferece atividades que visam à formação da leitura proficiente e àapropriação da escrita, a partir do modelo de sequência básica do letramento, aliado ao método recepcional e à utilização de recursos tecnológicos, como o Whatsapp e o blog. Intenciona, a partir do enfoque à temática do sertão, levar para a sala de aula a realidade do discente, de modo criativo, prazeroso, dinâmico.

Presidente - 1543268 - CHRISTINA BIELINSKI RAMALHO
Interno - 95283 - CARLOS MAGNO SANTOS GOMES
Externo ao Programa - 1281971 - ALBERTO ROIPHE BRUNO

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2021 - UFRN v3.5.16 -r16088-62c448d53e