Banca de DEFESA: CAROLINA BUENO RODRIGUES
01/03/2016 07:28
E
RESUMO
Este trabalho propõe-se a investigar os elementos persuasivos presentes nos discursos do ex-governador sergipano, Marcelo Déda, publicados na sua conta pessoal do Twitter. Marcelo Déda foi um dos principais representantes do Nordeste e do Brasil - entre 2010 e 2013 - no uso das redes sociais digitais para fins políticos e governamentais. Devido à necessidade de analisar as instâncias de produção e de circulação desses discursos, em função das estratégias argumentativas utilizadas por Déda, a proposta deste estudo está embasada no método de Análise Textual Discursiva, proposto por Galiazzi e Moraes (2007), que utiliza a análise de discurso na etapa de produção e a análise de conteúdo, na etapa de circulação dos tweets. Em razão das especificidades do objeto, também foi realizado um estudo biográfico do ex-governador, de acordo com as orientações sugeridas por Gobbi (DUARTE org., 2010), para contextualizar seu perfil discursivo. Além desse estudo, é apresentado aqui todo material coletado e os conceitos norteadores que embasaram esta pesquisa. O resultado das análises realizadas revela que a comunicação política-governamental apropria-se de diversas técnicas e elementos retóricos de linguagem, também comuns na publicidade, e está cada dia mais adequada à nova realidade de convergência dos múltiplos fluxos informacionais das mídias sociais, na busca da adesão coletiva de ideias.
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