UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 29 de Março de 2024

Banca de DEFESA: LILIANE DO NASCIMENTO SANTOS
29/02/2016 10:15

DISCENTE: LILIANE DO NASCIMENTO SANTOS
DATA: 28/03/2016
LOCAL: Auditório do DCOS
TÍTULO: Relevância jornalística: análise e teste de ferramenta para fins de avaliação de qualidade e accountability
PALAVRAS-CHAVES: relevância jornalística; valores-notícia; qualidade; accountability; gestão do conhecimento.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
SUBÁREA: Jornalismo e Editoração

Rotular o que é e o que não é notícia faz parte das atribuições básicas de qualquer jornalista. Por mais que estas avaliações sejam corriqueiras e hábeis ao lidar com as pressões de tempo e recursos, elas deixam de aproveitar os conhecimentos processados para refletir sobre sua própria efetividade, bem como para gerar vantagens organizacionais e instrumentos de accountability. Interessado na qualidade da produção jornalística, este trabalho objetiva contribuir para o desenvolvimento experimental de uma metodologia de avaliação da relevância jornalística, que, em via oposta, seja capaz de gerar dados sobre si e de instrumentalizar outros avanços. Tal metodologia encontra-se embarcada em um software de gestão da produção jornalística denominado Qualijor, que possui, entre outras estruturas, uma matriz específica para a avaliação da relevância. Devido ao período de desenvolvimento experimental do software, que já é um protótipo, a contribuição em questão diz respeito a uma experimentação da sua estrutura e a soma de algumas bases conceituais úteis para a interpretação dos dados avaliativos e para possíveis incrementos futuros. Antes de realizar a avaliação experimental a que o trabalho se propõe, todavia, é necessário aprofundar o tratamento do termo relevância, refletindo não só sobre sua definição, mas também sobre saberes que a tangenciam, destacadamente os valores-notícia, que serão apresentados como indicadores da relevância. Ainda é necessário situar a relevância, conforme definida, dentro de uma proposta de avaliação de qualidade editorial que reflita compromissos relativos à accountability de mídia e aproximar o requisito e o software de uma proposta de gestão do conhecimento organizacional. Quanto aos procedimentos metodológicos, dessa forma, o trabalho pode ser descrito como uma pesquisa de desenvolvimento experimental, que testa a efetividade de um protótipo através da realização de um experimento. Durante a avaliação experimental foram analisadas 180 matérias jornalísticas que ocuparam posição de destaque diversas em três importante veículo de comunicação dos meios on-line, impresso e televisivo. Em busca de perceber um incremento na geração de dados e na sistematicidade dos resultados, cada conteúdo foi submetido a dois tipos de avaliação, uma tradicionalmente realizada pelos veículos de comunicação e outra proposta pela metodologia em teste. Como resultado foi possível visualizar nas avaliações realizadas com o auxílio do Qualijor um efetivo incremento na externalização dos saberes, repercutindo não só na geração de dados, mas também no processamento mais vinculado a normas, no atendimento às demandas de accountability de mídia e no estímulo a uma gestão do conhecimento organizacional.

Presidente - 1228210 - JOSENILDO LUIZ GUERRA
Interno - 1045250 - CARLOS EDUARDO FRANCISCATO