UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

Banca de DEFESA: SIMONE DE ARAUJO PEREIRA
26/02/2016 14:42

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SIMONE DE ARAUJO PEREIRA
DATA: 15/04/2016
LOCAL: Auditório do Pólo de Gestão - Vivência
TÍTULO: O sentido Público da Praia Urbana
PALAVRAS-CHAVES: Praia. Praiano. Cidade. Desejo. Liberdade.
ÁREA: Sociologia

A presente tese buscou compreender a praia, a partir da análise das práticas que sãoestabelecidas na faixadeareia.Bem como, analisar o que comumente se reconhece como“estilo praiano” ou “estilo de vida praiano”. O estudo se desenvolveu pelas praias urbanas dacidade de Natal, capital do Rio Grande do Norte, entre as praias que compõem o litoral natalenseencontramsea Praia de Ponta Negra, do Meio, Areia Preta e da Redinha. A compreensão dosentido público da praia urbana, deuseinicialmente a partir da contextualização da história dobanho de mar e do processo de aproximação (social) dos indivíduos da cidade à praia, talcompreensão revelou dois aspectos centrais para pensar a atual configuração da praia urbana:o desejo pela beiramar;e, as tensões entre os valores consolidados do continente sobre aspráticas que emergiam da praia. O desejo se apresenta como configurador da praia, na medidaem que este se realiza pelas expressões retroalimentadas de desejos infinitos. As tensões deantes perduram até a atualidade na configuração da praia, há sempre algo novo que na praia sediz "poder fazer" e que parece desafiar as regras advindas do continente. A praia é percebidapela sua particularidade de efemeridade (caracterizado pela impermanência, tem uma dinâmicanão fixa), fluidez (em suas variadas formas de apropriação) e fugacidade (a velocidade de suadinâmica, em fluxos que determinam a lógica das cidades). A praia, tornandoseparte da cidade,apresentasecomo um dos seus espaços de lazer e consolidasecomo uma possibilidade deliberdade em relação a dinâmica exaustiva da cidade. O praiano, sobre o qual se afirma possívelqualificar cidades, estilos e pessoas, e que é comumente entendido como despojados, livres eleves, ao ser analisado no âmbito da cidade, pode ser reconhecido pela ressonância dourbanismo em sua realização, sendo compreendido pela ressonância que estabelece com ourbano. A noção de estilo é repensada a partir da noção de design. Desta forma, o “estilopraiano”, ou “estilo de vida praiano”, revelaseenquanto um redesign do urbano, pelo que seobservou que tais estilos se apresentaram não tão despojados quanto são imaginados, nem tãolivres e, portanto, não tão leves.

Externo ao Programa - 1821173 - DENIO SANTOS AZEVEDO
Interno - 327767 - FRANZ JOSEF BRUSEKE
Externo à Instituição - LISABETE CORADINI
Interno - 2020950 - MARIANA SELISTER GOMES