Banca de DEFESA: MAIARA FERNANDA SOUZA PINTO
26/02/2016 10:56
As tecnologias móveis, em especial os tablets, estão trazendo um novo conceito de ensino chamado de mobile learning que está relacionada a mobilidade espacial e temporal na escola. Em Sergipe, no ano de 2013, foi implantado o Projeto Tablets Educacionais tendo como objetivo proporcionar aos professores e alunos condições de acesso a novas tecnologias, e à internet para auxiliar a aprendizagem dos alunos. Esta pesquisa teve como objetivo investigar de que forma os professores de química aceitam a inserção dos tablets em sua prática pedagógica nas escolas da rede Estadual de Aracaju. Para isso foram realizadas entrevistas com dois funcionários da SEED/SE, visando compreender melhor o projeto e posteriormente com sete professores de química das escolas em que professores e alunos receberam o tablet. Os dados foram analisados a partir da “Análise Textual Discursiva – ATD”. Da análise destes dados e dos comentários “livre” após as entrevistas concluímos que os professores de química aceitam a inserção dos tablets, porém, neste projeto da SEED/SE, não houve incorporação dos mesmos em suas práticas pedagógicas. Na nossa compreensão emergente não é suficiente equipar a escola com recursos tecnológicos sem desenvolver no professor o estímulo, a capacitação de uma boa formação continuada e sua inserção no projeto desde a sua concepção, para que eles não se sintam obrigados simplesmente a usá-los.
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