Banca de QUALIFICAÇÃO: MARYLUCE CONCEIÇÃO BARROS SANTOS
25/02/2016 09:09
Com o avanço das formas de linguagem e o surgimento da escrita, as atividades de retextualização ganharam uma infinidade de possibilidades inesgotáveis, sendo algumas delas do oral para o escrito, do oral para o oral, do escrito para o escrito, do escrito para o oral. No caso deste trabalho, particularmente, pretende-se dar ênfase no uso de operações que possibilitem partir do texto oral, com suas marcas tais quais hesitações, repetições, redundâncias, até alcançar uma sistematização do texto escrito, levando-se em consideração seu caráter peculiar como a pontuação e organização de parágrafos. Assim, este estudo parte do pressuposto de que é possível realizar práticas de retextualização em turmas mais avançadas do Ensino Fundamental 2, partindo da oralidade até chegar ao texto escrito. Para tanto, preconiza-se como base textual, para a realização das atividades, o gênero biografia por acreditar que pode alcançar um resultado mais significativo nas aulas de Língua Portuguesa, em turmas da etapa 5 da Educação de Jovens e Adultos (EJA), uma vez que o propósito comunicativo deste gênero pode instigar nesse publico a identificação e o desejo de compartilhar suas próprias histórias de vida. A sequencia a ser desenvolvida vai partir de duas narrativas orais espontâneas de aluno da EJA, sendo uma para servir de modelo e outra para a realização das atividades, em seguida contemplando o trabalho com o gênero, uma vez que se este fosse realizado antes da prática de escuta, poder-se-ia perder determinados marcadores da oralidade.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19110-7eaa891a10