UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 23 de Setembro de 2021

Banca de QUALIFICAÇÃO: ROBERTO DE ARAUJO ALVES
23/02/2016 12:40

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROBERTO DE ARAUJO ALVES
DATA: 10/03/2016
LOCAL: Miniauditório do Campus Prof. Alberto Carvalho
TÍTULO: A linguagem persuasiva das bordadeiras de Tobias Barreto no ensino da argumentação
PALAVRAS-CHAVES: Argumentação. Persuasão.Retórica. Ensino.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa

Este projeto de pesquisa está situado na área de concentração Linguagens e Letramentos, na linha de pesquisa Teorias da Linguagem e Ensino e é baseado nos estudos da Argumentação e Retórica conduzidos por Perelman, Tyteca, Meyer, Plantin e outros pesquisadores. O objetivo é levar o aluno a valorizar a heterogeneidade de sua língua materna e a utilizá-la de forma argumentativamente eficaz, através de atividades que também valorizem a argumentação das pessoas com baixo poder aquisitivo por entender que elas defendem um ponto de vista com a mesma eficácia do que os profissionais mais valorizados na sociedade. Para tentar levar essa língua conhecida pelos alunos para dentro dos muros da escola é que as atividades propostas neste projeto pretendem inserir a linguagem das bordadeiras como exemplo de texto persuasivo para que os jovens percebam que não são apenas os falantes da norma considerada culta que sabem utilizar a argumentação para convencer seus interlocutores.

Presidente - 2865742 - MARCIA REGINA CURADO PEREIRA MARIANO
Interno - 2766893 - MARILEIA SILVA DOS REIS
Externo ao Programa - 2146714 - HUMBERTO LUIZ GALUPO VIANNA

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2021 - UFRN v3.5.16 -r16100-6196392814