Banca de QUALIFICAÇÃO: MAIANE MOURA GOMES
19/02/2016 14:41
O trabalho com a leitura literária efetiva e com a formação de um leitor crítico e consciente, atento às questões sociais, no Ensino Fundamental II, ainda é escasso e está um pouco distante do que os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e outros documentos educacionais preconizam. A Literatura, nesta fase, se resume a atividades mecânicas e respostas a um questionário. A importância de levar a literatura para a sala de aula e mais, especificamente, obras literárias que discutam as questões etnicorraciais é o que motiva a elaboração deste projeto. Em vista disso, a obra literária selecionada é Saudade da Vila, de Luiz Galdino. Trata-se de um livro curto, que explora a nossa sensibilidade e a nossa emoção, a partir de uma história que ilustra a questão do preconceito racial. Com o pretexto de desenvolver uma prática de leitura literária desta obra em sala de aula, este projeto baseia-se em autores como Jauss e Iser, Bordini e Aguiar, Umberto Eco e Vincent Jouve. Espera-se desenvolver um trabalho de leitura que explore a voz do aluno e o motive a entender e discutir as questões sociais.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19110-7eaa891a10