UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 29 de Março de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: NEILTON FALCÃO DE MELO
19/02/2016 14:38

DISCENTE: NEILTON FALCÃO DE MELO
DATA: 11/03/2016
LOCAL: Sala de reuniões do Nippec
TÍTULO: INFOGRÁFICOS: UM GÊNERO MULTIMODAL A SERVIÇO DE LETRAMENTOS NO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Letramento. Gêneros Textuais. Multimodalidade. Infográfico. Gramática do Design Visual.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa

Motivado pela carência dos alunos referente ao letramento visual e pela crescente presença da imagem na mídia, despertou-nos o interesse pela infografia, objeto de estudo desta pesquisa. Partindo-se das perspectivas de gêneros como ação social e discursivo-semiótica, o presente estudo objetiva desenvolver o letramento diante dos elementos multimodais presentes na composição textual, efetivando práticas de leitura visual nas aulas de língua portuguesa buscando o aprimoramento dos conhecimentos linguísticos dos alunos. Para essa pesquisa, adota-se como método científico a pesquisa-ação, tendo como campo empírico o Colégio Estadual Benedito Barreto do Nascimento, no município de Umbaúba - SE. Como instrumento de coleta será aplicado questionário e realizado a observação. A pesquisa será fundamentada a partir da Gramática do Design Visual de Kress e van Leeuwen (1996), a qual defende que os elementos visuais são imbuídos de sentido e a imagem tem uma arquitetura própria e significante. Como aporte teórico, utilizou-se também dos estudos de Bakhtin (2011), Marcuschi (2008, 2010, 2012), Dionísio (2011), Miller (1994), Bazerman (2011), Soares (2012), Rojo (2012), dentre outros. Partindo-se do pressuposto de que o gênero textual infográfico é pouco explorado em sala de aula e da potencialidade comunicacional da imagem - que tem uma capacidade universal de transmitir informações que podem ser apreendidas por qualquer pessoa, bem como da necessidade de inserção interativa e dinâmica desse gênero nas práticas pedagógicas, neste projeto de pesquisa tem-se o objetivo de elaborar um caderno pedagógico e um software de estratégias de retextualização para utilização com os alunos durante o desenvolvimento da pesquisa. Para que as atividades pedagógicas desenvolvidas nesta pesquisa possam ser exploradas em outras unidades de ensino, será elaborado um guia sugestivo para o professor seguir o passo a passo.

Presidente - 3583193 - DERLI MACHADO DE OLIVEIRA
Interno - 2865742 - MARCIA REGINA CURADO PEREIRA MARIANO
Externo ao Programa - 1305011 - FABIO ELIAS VERDIANI TFOUNI

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf