UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 26 de Abril de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: ERIKA DORATHY AVELINO SANTOS
19/02/2016 14:21

DISCENTE: ERIKA DORATHY AVELINO SANTOS
DATA: 08/03/2016
LOCAL: DTA
TÍTULO: ESTUDO DA VIABILIDADE DA GOMA DE CAJUEIRO COMO MATERIAL DE PAREDE NA MICROENCAPSULAÇÃO POR COACERVAÇÃO COMPLEXA
PALAVRAS-CHAVES: Microencapsulação, Coacervação Complexa, Goma de Cajueiro
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Ciência e Tecnologia de Alimentos
SUBÁREA: Ciência de Alimentos
ESPECIALIDADE: Química, Física, Fisico-Química e Bioquímica dos Alim. e das Mat-Primas Alimentares

A microencapsulação é uma técnica amplamente utilizada atualmente, por causa de suas inúmeras vantagens e propriedades, sendo que a propriedade mais almejada é a liberação controlada do material ativo. A microencapsulação por coacervação complexa é um método que vem sendo muito utilizado devido a sua capacidade de carga que pode chegar a 99% e além disso há a possibilidade de liberação controlada através de stress físico. A coacervação complexa acontece através da interação eletroestática gerada por dois componentes de cargas opostas, o material ativo nesse tipo de microcápsulas deve possuir caráter lipossolúvele os agentes encapsulantes devem formar um filme coeso com o material a encapsulado, ser quimicamente compatível, não reagir com o núcleo e oferecer propriedades desejáveis de revestimento, como flexibilidade, impermeabilidade, resistência e estabilidade. Alguns materiais que podem ser utilizados como agente encapsulante são: os carboidratos, proteínas, gomas e lipídeos. Na coacervação complexa a dupla de material de parede usualmente escolhidos são a gelatina e a goma arábica. Entretanto a goma arábica é um material de custo elevado, o que leva ao encarecimento do processo. A goma do cajueiro tem sido proposta em alguns trabalhos como substituta da goma arábica devido a sua semelhança estrutural e química, mas em nenhum trabalho foi encontrado a utilização da goma do cajueiro na técnica de microencapsulação por coacervação complexa. Portanto o presente trabalho irá estudar o comportamento da goma do cajueiro frente ao processo de coacervação complexa utilizando como material ativo o carotenoide bixina. Será feito a purificação da goma do cajueiro assim como a sua caracterização através das análises de solubilidade em água, determinação da viscosidade, potencial zeta, titulação turbidimétrica, tensão interfacial. Do corante urucum será feito o teor de bixina. Então, serão obtidas as microcápsulas que serão submetidas a análise de densidade, avaliação morfológica, colorimetria, eficiência da microencapsulação, higrocospicidade,teste de estabilidade na ausência e presença de luz e análise térmica (TG e DSC).

Presidente - 1548928 - PATRICIA BELTRAO LESSA CONSTANT
Interno - 2481282 - ALESSANDRA ALMEIDA CASTRO PAGANI
Externo ao Programa - 1689571 - JANE DE JESUS DA SILVEIRA MOREIRA

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e