Banca de QUALIFICAÇÃO: ISABEL CARVALHO DA SILVA
17/02/2016 16:06
Oferecer um trabalho com a leitura literária que proporcione a discussão das relações raciais torna-se cada vez mais relevante nas aulas de literatura da Educação Básica. Pensar que vivemos em uma democracia racial é aceitar todos os ataques e constrangimentos vivenciados por milhares de negras e negros no Brasil. A partir dessas reflexões, o presente projeto de pesquisa visa apresentar um trabalho voltado para a valorização das questões étnico-raciais em sala de aula, bem como buscar a desconstrução de um racismo que se propaga por séculos em nosso país. Para tanto, utilizaremos o romance de Júlio Emílio Braz, Felicidade não tem cor, o qual traz como tema as angústias de um garoto negro que quer ser branco, mas que, no final da narrativa, assume sua identidade. Nosso trabalho está pautado na lei 10.639/03, bem como nas contribuições de Bordini e Aguiar (1988), Cosson (2014) e Silva (2009) sobre leitura literária. Discutiremos ainda sobre a identidade negra e o racismo na escola mediante as reflexões de Munanga (2005) e (2012), Gomes (2005) e Bernd (1988) e por fim, abordaremos a literatura afro-brasileira sob a perspectiva de Duarte (2008) e Fonseca (2006).
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