UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 20 de Abril de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: MÁRCIO JARDEL DA CONCEIÇÃO
15/02/2016 08:48

DISCENTE: MÁRCIO JARDEL DA CONCEIÇÃO
DATA: 26/02/2016
LOCAL: Auditório do DGE
TÍTULO: Clima urbano e sua influência na saúde pública de Aracaju/Se
PALAVRAS-CHAVES: Clima urbano; Saúde pública e Análise ritimica
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Geociências
SUBÁREA: Meteorologia
ESPECIALIDADE: Climatologia

Na antiguidade havia preocupação com os microorganismos nocivos disseminados com auxílio dos meios fluídos com o ar e a água, que comprometiam os citadinos das áreas urbanas devido à falta de saneamento básico adequado. Nos dias atuais, além de continuar ocorrendo esse tipo de situação que perdura há séculos, existe ainda a questão das altas temperaturas causada pela falta de consciência sustentável no que diz respeito aos meios que amenizem a exposição da radiação solar, assim como aconcentração de poluentes na atmosfera das cidades emitidas por indústrias e veículos. Essas intervenções antrópicas que modificam o meio natural substituindo a cobertura vegetal do solo por camadas artificiais impermeabilizadas para dar lugar à construção de cidades perfazem alterando a atmosfera local de um aglomerado urbano qualquer, além de estimular o surgimento de fenômenos como ilhas de calor e inversão térmica. Esse cenário tem sido um palco para que doenças cardiovasculares, infecciosas e respiratórias sejam as protagonistas, acometendo a sociedade em geral. Diante desse contexto, a pesquisa visa analisar as doenças cardio-vasculares no espaço urbano de Aracaju decorrentes das interferências climáticas locais no período de 2005 a 2015. A metodologia adotada basear-se-á na Teoria Geral dos Sistemas e para investigar a relação entre clima urbano e saúde far-se-á uma investigação climatológica baseada no modelo de Análise Rítimica desenvolvida por Monteiro (1976). Os dados das enfermidades (pneumonia, asma, arritmia cardíaca, insufici~encia cardíaca e infarto do miocárdio) serão coletados em hospital público (Hospital Universitário) e particular (Hospital São Lucas). Alguns estudos semelhantes já foram realizados em cidades no Brasil, porém o volume de pesquisas que averiguam o binômio saúde pública e clima urbano ainda é pouco expressivo, apesar do elevado nível de ocorrências de doenças qu vitimam a população brasileira.

Presidente - 426626 - HELIO MARIO DE ARAUJO
Externo ao Programa - 982973 - GENESIO JOSE DOS SANTOS
Externo ao Programa - 1583100 - RENATA NUNES AZAMBUJA

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19110-7eaa891a10