UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

Banca de DEFESA: MONICA ANDRADE MODESTO
12/02/2016 13:20

DISCENTE: MONICA ANDRADE MODESTO
DATA: 04/03/2016
LOCAL: Sala de Aula do PPGED
TÍTULO: QUE REVELAM OS DISCURSOS EMERGENTES DO CURRÍCULO? POSSIBILIDADES PARA FORMAÇÃO AMBIENTAL DO PEDAGOGO MEDIANTE O ENSINO DE HISTÓRIA
PALAVRAS-CHAVES: Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Ensino de História. Formação Ambiental. Formação Docente. Interdisciplinaridade.

Esta pesquisa busca compreender em que medida as práticas pedagógicas desenvolvidas na disciplina Ensino de História para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental podem contribuir para a formação ambiental do pedagogo. O alcance do objetivo foi norteado pela seguinte questão: Como a disciplina Ensino de História para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental pode contribuir para a formação ambiental do pedagogo? Esse problema é decorrente de duas problemáticas que circundam o campo de estudos da Educação. 1) A necessidade de a Universidade, enquanto espaço de formação docente, reorientar a dimensão dessa formação frente às atuais questões que ameaçam o planeta. 2) A necessidade de avanços nos estudos relativos à transversalidade do ensino de história direcionado para os anos iniciais do Ensino Fundamental. A fim de elencar tais necessidades ao longo da pesquisa, optou-se pela abordagem qualitativa. Tomando como referência o tipo estudo de caso, elegeu-se como objeto de estudo o componente curricular Ensino de História nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, ofertado nos cursos de Pedagogia da Universidade Federal de Sergipe que teve os campi José Aloísio de Campos e Alberto de Carvalho como locus da investigação. No intuito de alcançar o objetivo proposto, os dados foram coletados no projeto pedagógico dos cursos e por meio de realização de entrevistas semiestruturadas. A amostra que compôs o corpus entrevistado foi constituída por seis professores que tiveram seus discursos analisados através da técnica da análise textual discursiva à luz da Teoria das Representações Sociais. Vale ressaltar que esta pesquisa está ancorada nos pressupostos da Educação Ambiental Crítica e da História Cultural e Ambiental, tendo como elo a interdisciplinaridade. Os resultados desvelaram que a disciplina estudada apresenta-se como um espaço para a promoção da formação ambiental e que as práticas pedagógicas dos pesquisados contribuem, inconscientemente, para a formação ambiental do pedagogo, mesmo este não sendo objetivo da disciplina. Com esse estudo, espera-se contribuir para a reavaliação da formação docente promovida pela Universidade Federal de Sergipe e, em específico, a que se refere aos pedagogos, bem como para a ampliação de estudos voltados para a formação ambiental e para o ensino de história voltado para crianças, campos de pesquisa ainda secundarizados no estado de Sergipe.

Presidente - 1228671 - MARIA INEZ OLIVEIRA ARAUJO
Interno - 2332689 - DILTON CANDIDO SANTOS MAYNARD
Externo à Instituição - MAURO GUIMARÃES

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf