UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 23 de Abril de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: CÁSSIO FILIPE VIEIRA MARTINS
11/02/2016 17:24

DISCENTE: CÁSSIO FILIPE VIEIRA MARTINS
DATA: 23/02/2016
LOCAL: A SER DEFINIDO
TÍTULO: MODELAGEM DA BATIMETRIA DO ESTUÁRIO DO RIO POXIM-SE COM AUXILIO DE DADOS DO SENSOR OLI DO SATÉLITE LANDSAT 08
PALAVRAS-CHAVES: Interpolação, MDE, Sensoriamento Remoto, SIG.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Sanitária
SUBÁREA: Recursos Hídricos

O conhecimento do perfil batimétrico de um determinado corpo d’água é de fundamental importância para as atividades de gestão, controle e planejamento de uma dada região estuarina. Nas últimas décadas, o avanço das técnicas de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto tem levado o aperfeiçoamento dos métodos de levantamentos batimétricos. Portanto, os objetivos principais deste estudo serão: (i) avaliar diferentes métodos de interpolação espacial no processo de geração do Modelo Digital de Elevação da batimetria do estuário do rio Poxim-SE; e (ii), ajustar modelos de estimativa batimétrica do estuário do rio Poxim a partir de dados orbitais do sensor OLI do satélite Landsat 08. Dados in situ dos valores de batimetria (metros) serão estimados em uma campanha de campo com o auxílio de uma embarcação, equipada com um ecobatímetro e um GNSS. A partir dos dados de batimetria, diferentes métodos de interpolação espacial serão empregados na geração do Modelo Digital de Elevação do estuário analisado. Na etapa posterior, serão realizados ajustes de modelos de regressão entre os valores batimétricos coletados in situ e as diferentes bandas espectrais do satélite Landsat 08, assim como índices derivados destas bandas. A escolha dos melhores modelos, de interpolação e de regressão, será realizada pela análise do coeficiente de determinação, do erro quadrado médio, da eficiência do modelo e da validação cruzada. Como principal resultado, espera-se que seja possível obter a batimetria do estuário do rio Poxim-SE de forma rápida, com utilização de métodos inovadores, e de maneira continua no espaço.

Presidente - 1533419 - ANDRE QUINTAO DE ALMEIDA
Externo ao Programa - 2024086 - DIEGO CAMPANA LOUREIRO
Interno - 447.004.903-49 - MARCUS AURÉLIO SOARES CRUZ

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19110-7eaa891a10